A atualização para o Windows 11 trouxe consigo um erro BSOD e foram muitos os utilizadores que o reportaram após a instalação da nova versão.
Mas, sabe o que é o erro BSOD?
BSOD é um erro crítico onde o ecrã fica azul e surge a mensagem “Your pc ran into a problem that it couldn’t handle, and now it needs to restart”, traduzindo para português seria “O seu computador encontrou um problema que não conseguiu resolver e agora precisa de reiniciar”.
O que motivou este erro BSOD?
Neste mês de agosto, a Microsoft – empresa que desenvolve o sistema operacional Windows, disponibilizou a atualização “KB5029351”. No entanto em várias plataformas digitais como o Reddit, por exemplo, vários utilizadores demonstraram o seu descontentamento quando, ao atualizarem para a versão 11 do Windows, se depararam com o erro BSOD, que explicámos no que consiste no ponto anterior, apontando para “processador não suportado”.
No entanto, os utilizadores afetados conseguiram recuperar o acesso aos seus computadores e reverter a atualização visada. Feito isto, o erro BSOD em causa deixa de surgir. Por este motivo, a Microsoft já removeu a atualização em causa dos sistemas afetados mas esta (KB5029351) continua disponível para os que ainda não a instalaram, por isso, recomendamos cuidado com as atualizações que faz ao seu Windows 11.
Como é que está a ser resolvido pela Microsoft?
Apesar desta atualização ter passado por todos os testes habituais, só agora é que este erro foi detetado.
Após o sucedido, a Microsoft comunicou que estava a investigar o problema a fim de detetar se este é ou não causado pela Microsoft e acrescentou, ainda, que quando tiver mais informações serão comunicadas.
Uma vez que este problema tem afetado, especialmente, os utilizadores com motherboards da marca MSI, esta também já se pronunciou sobre o sucedido referindo que, em causa, está a versão mais recente do seu firmware.
Solução para o erro BSOD na atualização para Windows 11
Neste momento, a solução apresentada para este erro no Windows 11 é, efetivamente, reverter a versão da BIOS. Explicando um bocadinho melhor, BIOS é um “firmware usado para fornecer serviços de tempo de execução para sistemas operacionais e programas e para executar a inicialização de hardware durante o processo de inicialização”.
Se não tem uma motherboard da marca MSI, à partida não terá qualquer problema com a atualização para o Windows 11. Ainda assim, achamos importante referi-lo para que não tenha surpresas.
Leia mais artigos que possam ser do seu interesse na nossa área de notícias.