transformação digital
,

A transformação digital só ocorre com colaboradores qualificados

Há muito que se fala na transformação digital e em como é o futuro de todas as organizações. No entanto, devido à pandemia e à rápida evolução tecnológica, a transformação digital faz já parte do presente e é dos temas mais emergentes no mundo corporativo.

Transformação digital versus qualificação dos colaboradores

A transformação digital, como o próprio nome indica, é um processo de mudança que tem como objetivo transformar tarefas e processos manuais em digitais e tecnológicos. O seu maior objetivo é simplificar o dia a dia das empresas, centralizar a informação e tornar a comunicação entre as equipas mais eficaz. No entanto, isto só se concretiza se todos os colaboradores, envolvidos no processo, tenham formação e conhecimento suficientes para utilizar estes novos sistemas.

Engana-se quem pensa que esta transformação digital é exclusiva de e para empresas de grande dimensão. Este é um caminho em que todas as empresas devem apostar, especialmente as PMEs. E porque dizemos isto? Porque são as pequenas e médias empresas que se devem manter competitivas e, consequentemente, acompanhar os esforços e a evolução que as restantes empresas (de maior dimensão) já fazem.

É então fundamental que os gestores se tornem mais atentos a esta questão e que permitam que os seus colaboradores tenham a formação adequada para utilizar estes novos sistemas e ainda que não fiquem tão reticentes à mudança.

Mas de que tipo de qualificação estamos a falar?

Apesar do que possa pensar, existem vários tipos de formação que podem ser prestadas aos colaboradores relativamente à transformação digital, nomeadamente:

  • Formação interna: pode organizar cursos associados às novas tecnologias adquiridas, novos processos digitais a serem aplicados internamente e ainda promover as melhores práticas de segurança;
  • Programas de certificação tecnológica: existem vários programas que os colaboradores podem realizar para obter novas aptidões, conhecimentos e ainda têm a possibilidade de receber um certificado; Pode encontrar aqui mais informação a respeito.
  • Cursos online: há inúmeras plataformas online que disponibilizam cursos sobre vários assuntos relacionados a tecnologia e transformação digital. Esses cursos podem ser uma opção mais acessível e flexível para os colaboradores.
  • Conferências e eventos: para que se possam manter atualizados e ao mesmo tempo criar novos contactos e parcerias, promover a ida dos seus colaboradores a conferências e eventos sobre transformação digital e novas tecnologias, pode ser uma ótima ideia.

Como pôde ver, existem muitas opções de formação disponíveis, dependendo das necessidades e objetivos da empresa e dos colaboradores.

Apoios financeiros como resposta

No nosso artigo “Comissão Europeia aprova programa Portugal 2030” informamos que Portugal irá receber um pacote financeiro de 23 mil milhões de euros, sendo que 3,9 mil milhões de euros serão para Inovação e Transição Digital.

Assim sendo, a desculpa de que a transformação digital requer um esforço financeiro elevado pode já não entrar para a equação, uma vez que poderá usufruir deste e de outros apoios financeiros. Desta forma, a sua empresa não só acompanhará a evolução tecnológica como se tornará competitiva.

Pense na formação dos seus colaboradores como um investimento e nunca um gasto. Não se esqueça também que, mantê-los informados é mantê-los motivados. Mantenha-se igualmente informado através da nossa área de notícias.