PME Competitiva e inovadora
,

Torne a sua PME competitiva e inovadora

É normal que, com o passar do tempo, as empresas, principalmente de pequena dimensão, se preocupem apenas com o dia a dia, com o que tem ou não que ser feito para cumprir com os prazos e exigências dos clientes. No entanto, é fundamental manter em mente que o crescimento da empresa passa por tentar torná-la sempre mais competitiva e inovadora no mercado empresarial.

A relação entre a competitividade e a inovação

A competitividade não acontece sem inovação e vice-versa, andam lado a lado e tem que ter em mente que assim o é. Ao apostar em inovação, isto é: novos produtos, novos serviços, novas tecnologias para tornar os processos mais simples estará certamente a tornar a sua PME mais competitiva. Para competir efetivamente no mercado precisa de apostar em planeamento estratégico, pensar em novas maneiras de tornar os preços mais atrativos, fornecer serviços inovadores, acima de tudo: acrescentar valor.

Mas sabe o que significa “acrescentar valor”?

Acrescentar valor implica adicionar/acrescentar algo mais ao que se propõe fornecer. Ou seja, ter uma preocupação em apresentar um produto ou serviço que seja diferenciador, que colmate uma lacuna, que melhore e transforme a vida do cliente. Para isso é necessário que se concentre na qualidade, no atendimento ao cliente, na personalização do produto e/ou serviço, no valor que é cobrado, na sustentabilidade e na reputação da sua marca. Para que tal aconteça é importante conhecer o seu público-alvo e perceber o que procuram e quais as suas expectativas, superando-as.

Acrescentar valor é fundamental para que a sua PME se torne competitiva e inovadora, fidelize os clientes e garanta que o futuro é risonho. Para isso precisa de estar sempre atento, com uma capacidade de analisar os comportamentos do consumidor e apto à mudança. É, portanto, fundamental implementar um espírito crítico e criatividade nos seus colaboradores.

Quer alguns exemplos de como pode tornar a sua PME inovadora e competitiva?

1. Acompanhar as tendências do mercado: se participar em eventos e feiras do setor em que atua, por exemplo, poderá ter uma visão mais clara daquilo que potenciais clientes procuram, assim como terá a oportunidade de falar com outras empresas para que se possa manter atualizado e com uma ideia mais clara de qual poderá ser o caminho;
2. Estar atento à concorrência: acompanhe a concorrência nas redes sociais e websites para perceber o que podem estar a oferecer, quer em relação a produtos e serviços, como também a nível de preços, aproveite também para ver como é o seu atendimento ao cliente;
3. Criar parcerias com outras empresas: pode achar que não faz sentido criar parcerias com outras empresas do mercado, instituições de ensino ou até mesmo concorrência, mas isto não só trará novas ideias como também a possibilidade de prover formação aos colaboradores e ainda a possibilidade de estar sempre a par das novidades;
4. Aproveitar financiamentos: se precisa de apoio financeiro para investir na digitalização e sustentabilidade do seu negócio, então mantenha-se atento aos investimentos nacionais e europeus, que não só o podem ajudar a crescer e tornar a sua PME competitiva como ter uma melhor noção daquilo que pode ou não fazer;
5. Investir em novas tecnologias e sistemas: se investir em sistemas que o ajudem a tornar os processos internos mais simples e eficazes, não só estará a melhorar e simplificar os processos do dia a dia como também a melhorar a experiência do utilizador.

Estes são apenas alguns dos muitos passos que pode fazer para tornar a sua PME mais competitiva e inovadora. Saiba mais na nossa área de notícias.