ERP

ERP – o que precisa de saber

Se não está satisfeito com o ERP atual, então está na altura de mudar!
Sabemos que esta mudança é muitas vezes adiada porque afeta toda a estrutura da empresa, no entanto há mudanças que valem a pena, principalmente quando é para melhorar a produtividade nos processos do dia a dia, da empresa.

No entanto, a migração de sistema precisa de ser bem planeada e estruturada, de forma a que o processo de transição seja o mais seguro e satisfatório possível, para todos os setores e colaboradores.

Mas partindo do princípio, sabe o que é um ERP?

O ERP é um sistema de gestão integrado concebido para facilitar a gestão de lojas físicas, lojas eletrónicas e até marketplaces.

Os modelos ERP flexíveis podem ser instalados em servidores físicos, cloud ou utilizados através de motores de busca, por exemplo, permitindo aos utilizadores obter uma visão geral da infraestrutura de instalação do ERP.

Apresentamos ainda alguns benefícios da implementação de um sistema de gestão integrado

  1. Fornece uma gestão centralizada das operações e dos dados da empresa;
  2. O acesso a vários tipos de relatórios permite uma gestão estratégica da empresa com base em dados reais e relevantes;
  3. Elimina a burocracia e melhora a pontualidade dos procedimentos;
  4. Redução de custos melhoria da análise do ROI (return on investment) de uma grande variedade de operações

Sabe o que é a migração de ERP?

A migração do sistema ERP é a substituição de um sistema de gestão ineficiente por uma opção mais atual e personalizada com base nas reais necessidades da sua empresa.

No entanto, não vamos mentir, esta alteração não é tarefa fácil, uma vez que o ERP liga todos os departamentos da empresa. Então, fazer mudanças no sistema implica alterações na comunicação e na operação dos vários departamentos que estejam relacionados.

Posto isto, por mais que a troca seja extremamente necessária, precisa de ser feita de forma gradual, organizada e com a participação de todos os colaboradores e equipas envolvidas na escolha de um sistema adequado.

Apresentamos então algumas dicas que vão tornar esta mudança mais simples e, ao mesmo tempo, consistente

Seja coerente na escolha

Obviamente, só faz sentido trocar um sistema por outro quando o novo ERP é melhor e mais eficiente. Posto isto, o primeiro passo é selecionar um ERP o mais atual e eficiente possível.

Faça um levantamento de necessidades

O levantamento de necessidades deve ser feito com base nos processos executados por cada departamento. Ou seja, as diversas tarefas feitas por cada área.

Sabendo detalhadamente estas tarefas, fica muito mais fácil descobrir os módulos do ERP que serão necessários e personalizá-lo adequadamente às necessidades do negócio.

Dê formação à equipa

A formação da equipa é fundamental para que não hajam problemas na implementação e utilização do sistema e também para utilizar da melhor maneira todas as suas ferramentas.

Apesar de, normalmente, o sistema ERP, ser um software de fácil utilização, este exige uma certa habilidade a quem o manuseia. É, portanto, comum que a equipa sinta alguma dificuldade no uso desta nova ferramenta e, de forma a que não atrapalhe a produtividade, é necessário investir em formação.

Monitorize a utilização

A última (mas não menos importante) dica que temos para oferecer é a monitorização da utilização do novo sistema ERP. Após concluida a instalação, faça uma análise frequente para verificar de perto se os resultados estão a ser os expectáveis. Durante este acompanhamento possíveis erros ou anomalias podem ser encontradas e, portanto, podem ser feitas algumas alterações, de maneira a deixar o processo de gestão mais simples de analisar.

Caso continue com dúvidas quanto à adoção de um novo sistema ERP, aconselhamos a que fale com a nossa equipa através da nossa página de contactos.