,

Sabe como proteger-se do cibercrime?

Sabe qual o impacto real de um cibercrime? Sabe como proteger-se? Sabia que há uma tendência de aumento do impacto económico? Leia este artigo até ao fim para ficar mais consciente do impacto do cibercrime.

O impacto real destes cibercrimes

A corretora de seguros e líder de mercado Marsh Portugal desenvolveu um estudo recentemente e nele concluiu que 2022 foi o ano com maior numero de ciberataques, a infraestruturas e serviços, de “grande impacto”. De acordo com as estimativas da Cybersecurity Ventures, só em 2021, os ciberataques tiveram um impacto de cinco mil milhões de euros na economia mundial. Estes prejuízos económicos acontecem porque estes ciberataques provocam falhas totais nos sistemas, tornando impossível aceder aos mesmos e ficando assim a sua atividade profissional parada e ainda a necessidade de recuperar esses mesmos sistemas, bem como os danos causados e a reputação entre os clientes.

Previsões para o futuro a nível mundial

Infelizmente, as previsões, já para um futuro próximo, não são positivas. Se em 2021 se registou um impacto de cinco mil milhões de euros, na economia mundial, o impacto estimado para 2025 é que oito mil milhões de euros. Quando se fala destas questões parece que apenas afetam as organizações de maior dimensão, mas essa ideia não podia estar mais errada e a realidade tem-no demonstrado.

O impacto do cibercrime em Portugal

2022 foi o ano com maior número de ataques cibernéticos, alguma vez registados. Estes ataques afetaram não só os setores económicos da banca mas também media, saúde, transportes e muitos outros. O Centro Nacional de Ciberseguranca mostrou no seu “Relatório Riscos e Conflitos 2023” o impacto do cibercrime em Portugal e que “durante o primeiro trimestre de 2022 ocorreu um conjunto de ações maliciosas com efeitos muito disruptivos. O ano foi marcado por ataques de ransomware, redundando, por vezes, em divulgação de dados”.

Saiba como proteger o seu negocio

Depois de ter acesso a esta informação, acreditamos que o não há nada mais consciente a fazer do que pensar e implementar estratégias de proteção para o seu negócio, visto que já não devemos pensar no “se” mas sim no “quando”, quando é que isto pode acontecer à sua empresa?

Prevenção

Como o velho e bom ditado português diz “mais vale prevenir do que remediar” e é por isso que o primeiro e mais assertivo passo a realizar é prevenir ativamente um ato de cibercrime. Para tal precisa de sensibilizar e formar os seus colaboradores. Mas este passo não fica por aqui, em adição e até mais importante do que consciencializar os seus colaboradores é importante realizar uma avaliação periódica das vulnerabilidades da sua empresa.

Proteção

Depois de realizados os anteriores passos de prevenção que, por si só, já poderão fazer toda a diferença, é importante apostar na proteção de todas as infra-estruturas tecnológicas. Através de “barreiras de proteção” que, no caso de existir um ataque não haja a contaminação de toda a empresa. Mas como é que isso acontece? Garantindo a constante atualização dos sistemas e equipamentos, uma política de senhas forte, implementando um controlo de acessos forte a sistemas, equipamentos e até ao espaço físico da empresa, entre outros.

Deteção e Resposta

Outro ditado que se costuma dizer muito é “quanto mais cedo melhor”, não é? Pois bem, quando falámos em cibercrime este ditado encaixa como uma luva. É muito importante contratar serviços especializados de “vigilância” ativa que consigam procurar e fazer o reconhecimento de possíveis ameaças cibernéticas.

Recuperação

Por fim, mas não menos importante, destacamos a importância da recuperação dos dados e sistemas afetados pelo ataque. Imagine-se a perder todos os dados de faturação dos seus clientes e o impacto real em termos económicos e de reputação, caso tivesse que pedi-lo de novo a todos os seus clientes. Já para não falar nos seus contactos e dados pessoais. Por isso é que este é um passo tão importante: ter um parceiro tecnológico que o ajude na recuperação dos dados e sistemas perdidos, em tempo útil!

Terminamos com mais um ditado “tempo é dinheiro” e, como explicámos no último ponto, quando este tipo de ataques ocorre é fundamental que haja uma reposição rápida do sistema. Conheça a nossa solução de backups e não deixe que este problema o afete.