dados dos seus clientes
,

E se perdesse os dados dos seus clientes?

Imagine se perdesse todos os dados dos seus clientes e da sua empresa e o impacto real, em termos económicos e de reputação, caso tivesse que começar tudo de novo. Esperamos, sinceramente, que nunca passe por isto mas, mesmo não o tendo vivido, consegue perceber a importância dos backups, certo?

Neste artigo vamos explicar o porquê de ser tão importante ter um backup de todos os dados da sua empresa e qual a melhor opção para o seu negócio!

Porque é tão importante ter um backup de todos os dados da sua empresa?

Podem ocorrer uma série de acontecimentos que levam à perda de informação importante, tais como:

  • o seu disco rígido pode ter um defeito;
  • pode apagar acidentalmente arquivos importantes;
  • o telemóvel ou tablet pode ser roubado;
  • o sistema pode ser atacado por um tipo de ransomware que bloqueia os dados;
  • o datacenter pode sofrer um incêndio;
  • o servidor pode ser invadido por um cibercriminoso que tem como intuito apagar toda a informação;
  • pode trocar um ficheiro por uma versão antiga, sem querer;
  • uma falha de energia enquanto se estiver a guardar informação pode corromper o banco de dados.

Caso tenha um backup (recente) da informação presente nestes equipamentos, não existirão consequências tão graves. É por este motivo que é tão essencial que considere uma solução de backups.

Porquê ter uma rotina de backups?

Se tiver uma política de backups automáticos, isto é, uma rotina de backups diária, semanal ou mensal, por exemplo, não só tem a informação salvaguardada como evita esquecimentos. Se é possível fazer backups manuais? É pois! Mas se o aconselhamos? Não! As falhas humanas acontecem e, no que toca aos dados dos seus clientes e do seu negócio, não deve haver espaço para falhas.

Para que não haja qualquer tipo de interferência, no desempenho dos sistemas que estão a funcionar, pode sempre programar os backups para horas em que a empresa esteja encerrada, por exemplo.

Uma pergunta muito comum é “Que frequência de backup devo escolher?”

Certamente deve estar a questionar-se: deveria fazer backup diário, semanal, mensal ou até mais do que uma vez ao dia? Geralmente, é sugerido que se façam backups diários, no entanto, cada empresa tem as suas especificidades e necessidades próprias, daí acharmos que o ideal é agendar uma sessão de consultoria com os nossos técnicos, para percebermos a vossa necessidade e apresentarmos uma solução específica!

Garanta que os dados da sua empresa se mantêm seguros e são restaurados sem falhas, evitando danos, prejuízos e inatividade prolongada, através das soluções de backup e reposição de dados da Auri.

Saiba mais aqui e fale connosco!

Leia também: