Saiba como fazer uma promoção de sucesso!

Segundo o relatório “O comércio eletrónico em Portugal e na União Europeia em 2021” efetuado pela ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações, “40% dos indivíduos fizeram compras e 10% efetuaram vendas pela Internet”. Num momento em que o comércio eletrónico está a atingir números cada vez mais altos, é essencial que a sua marca saiba como fazer promoção, para que se possa destacar, atrair mais clientes e fidelizá-los.

Apresentamos-lhe os 8 passos para fazer uma promoção de sucesso

1. Crie um objetivo

Para que a sua campanha tenha sucesso, é preciso definir o objetivo desta, ou seja, traçar as metas e de seguida atuar de forma a atingi-las. De seguida, apresentamos algumas opções:

  • Escoar stock parado;
  • Divulgar a marca;
  • Aproximação de uma data festiva/comemorativa (Dia da Mãe, Black Friday, entre outras);
  • Venda de produtos sazonais (praia, inverno).

2. Selecione o tipo de promoção

Depois de definido o objetivo da campanha, chega o momento de selecionar o tipo de promoção a aplicar . Apresentamos quatro dos possíveis, e mais utilizados, tipos de promoção:

  • Promoção tradicional: este tipo de promoção é muito utilizada pelas marcas de roupa, por exemplo. Utilizam-na para escoar stock e, geralmente, é realizada no final de cada estação.
  • Cupom de desconto: é muito utilizado para atrair potenciais clientes e passa pela criação de um código de desconto. Pode utilizar celebridades/influenciadores para divulgar este código promocional, por exemplo.
  • Promoção Progressiva: este tipo de promoção tem como principal objetivo aumentar o volume de vendas e funciona consoante o número de produtos comprados, por exemplo: se comprar dois produtos tem um determinado desconto, se comprar três produtos o desconto aumenta.
  • Sorteio: aqui consegue atrair um grande número de potenciais clientes e, por sua vez, aumentar o volume de vendas. Funciona através das redes sociais, pelo que estas também terão um maior número de visitantes e seguidores.

3. Defina o seu público-alvo

Para ter uma noção do que deve escrever e o tipo de promoção a aplicar é essencial definir o seu público-alvo . Ao definir a idade, zona onde moram, género e interesses poderá perceber exatamente o que procuram e como deve comunicar para o seu público-alvo.

4. Esteja atento às datas festivas

Aqui não estamos a mencionar apenas as datas comemorativas “tradicionais”, como por exemplo o Dia da Mãe, Natal ou Dia dos Namorados, mas também de datas como o Dia do Consumidor, do Amigo ou até mesmo do Black Friday. Ao estar atento a estas datas pode trazer para a sua marca, e respetivas redes sociais, mais clientes e seguidores.

5. Seja persuasivo

Para que a sua promoção tenha o resultado esperado é essencial que seja persuasivo na forma como comunica. Isto é, em vez de apenas comunicar em que consiste a promoção, explique que esta se trata apenas de um “bónus”, visto que o que tem para oferecer é-lhe essencial ou vai de encontro ao que o cliente precisa. Ou seja, o seu produto responde a uma necessidade real. Pode fazê-lo através das redes sociais, de e-mail marketing e, claro, através da sua loja eletrónica.

6. Estabeleça um prazo

Causar a sensação de urgência é uma das estratégias de marketing mais bem sucedidas. Se definir um prazo para os clientes usufruirem da promoção que criou irá ver que terá mais sucesso. Posto isto, defina uma data de início e de fim da sua campanha e faça um reforço na comunicação nos dias finais.

7. Divulgue acertadamente

Para que a campanha tenha o impacto esperado é necessário que a sua marca tenha uma presença ativa nas redes sociais, como: instagram, facebook e twitter. Aproveite estes canais de comunicação para divulgar a sua campanha e atrair mais potenciais clientes para a sua loja eletrónica. Pode (e deve) também investir em anúncios pagos através do Google Ads, Facebook Ads e Instragram Ads.

8. Faça uma análise dos resultados

Após criar a sua campanha, como qualquer outra ação de marketing, é essencial analisar o impacto da ação nas vendas, o lucro obtido e também o feedback dos clientes. Após a realização desta análise poderá perceber o que correu menos bem e tentar melhorar para uma próxima vez. Lembre-se que o que funciona para umas marcas pode não funcionar para a sua.

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