Se comercializa produtos tangíveis, precisa de acompanhar os avanços tecnológicos, isto é: ter uma forte presença online! Neste artigo apresentaremos 21 dicas para criar uma loja eletrónica de sucesso! Com tanta concorrência, no mundo de comércio eletrónico, pode parece-lhe difícil marcar a sua presença, visto que não está apenas a competir com marcas locais, mas também com os gigantes internacionais, como a Amazon, por exemplo. É por isso que é tão importante que se concentre em todos os detalhes da sua loja eletrónica.
Saiba como criar uma loja eletrónica voltada para a conversão, isto é, para a venda, através deste artigo. O nosso papel é ajudá-lo, quer seja uma empresa de venda de material de construção, em expansão para negócios online, ou uma empresa que opera estritamente pela Internet, beneficiará, certamente, destas 21 dicas para criar uma loja eletrónica de sucesso:
1. Evite a desorganização
Sabia que as lojas eletrónicas com designs simples têm taxas de conversão mais altas? Dê uma vista de olhos na sua página inicial agora. Qual é a primeira coisa que o visitante irá ver? Perguntamos isto, porque deve haver um ponto de foco claro! Os olhos do visitante devem ser direcionados para um botão de promoção de uma ação – Call to Action ou CTA – ou para os produtos que vende. Se apresentar um site confuso, ou com muita informação, irá dificultar a identificação do botão.
A pergunta que se levanta é: quais são as ações que deseja que os consumidores realizem quando visitam a sua loja eletrónica? Óbviamente, quer que façam uma compra, certo? Torne isso o mais fácil possível e não os distraia com desorganização.
2. Simplifique os menus da loja eletrónica
Os menus são uma ótima maneira de agrupar os produtos que comercializa e de manter o seu website organizado. Se o menu apresentar demasiadas categorias e subcategorias irá confundir o potencial cliente e impedi-lo de encontrar o que realmente procura. Aconselhamos a que o menu não seja muito específico e, em vez disso, use termos genéricos, de forma a categorizar os produtos que tem para oferecer.
Digamos, por exemplo, que a sua marca de comércio eletrónico vende roupas como:
- Tops
- T-shirts
- Camisas
- Camisolas de manga comprida
- Sweats
Em vez de ter estas cinco opções diferentes no menu pode e deve agrupá-las numa única categoria, como por exemplo: “ tops ”.
3. Adicione um campo de pesquisa
Agora que, possivelmente, removeu alguma confusão e simplificou as categorias do menu, é ainda necessário fazer algumas alterações. Por isso, vamos continuar a falar sobre simplicidade!
Visto que apresenta menos opções de menu, quando os visitantes clicarem numa das categorias irão ver muitos, ou até mesmo demasiados, produtos. Certamente que não irá gerar vendas caso os visitantes tenham que percorrer tantas opções, pelo que recomendamos a que implemente um campo de pesquisa.
Veja este exemplo do website da Nike :
Como sabe, esta marca vende milhares de artigos diariamente através do seu website. O campo de pesquisa torna o processo de encontrar o que estão, realmente, à procura mais fácil e menos moroso.
No exemplo acima, consegue ver o que a pesquisa por “ténis de corrida” apresentou. Como pôde perceber, existem centenas de produtos que se encaixam nesta descrição e este é ainda um número esmagador de artigos a percorrer. No entanto, a Nike apresenta a possibilidade de selecionar, por filtros, as categorias ou características que procura, na coluna da esquerda.
Se já utiliza esta estratégia, certifique-se de que todos os produtos estão claramente e devidamente marcados com as características certas, para que os resultados da pesquisa sejam exibidos com precisão e para que possa oferecer a melhor experiência de compra ao potencial cliente.
4. Opte por um serviço de alojamento web *premium*
A velocidade é um dos fatores mais importantes de uma loja eletrónica de sucesso. Todas as páginas precisam de carregar rapidamente para a taxa de conversão ser alta. No entanto, se adquirir um plano de alojamento web económico ou até mesmo gratuito, acabará por ficar mais caro, a longo prazo.
Pesquisas mostram que um segundo de atraso no carregamento de uma página pode resultar numa diminuição de 16% nos níveis de satisfação do cliente e numa perda de 7% nas conversões. Mas pior do que um website lento são as falhas ou erros que possam surgir. É por estes motivos que o melhor é investir, logo numa fase inicial, num plano de alojamento premium, em vez de ter que lidar com este tipo de questões mais tarde.
5. Elimine etapas no processo de compra
No momento em que o cliente decide comprar algo, o processo de pesquisa, seleção e compra do artigo deve ser fácil, rápido e intuitivo. Acaba por ser uma das suas funções assegurar-se de que assim o é. Cada etapa adicional, no processo de compra, aumentará as probabilidades dos clientes abandonarem o carrinho.
Sabia que 28% dos consumidores afirmam que abandonaram um carrinho de compras, durante a compra, porque o processo era muito longo e complicado? O importante, nesse momento, é obter apenas as informações essenciais para a compra, como por exemplo: contacto, método de pagamento e morada para entrega do(s) produto(s).
6. Não force os clientes (mas incentive-os) a criarem uma conta
O importante no processo de compra é que os clientes o façam o mais rápido possível. É por isso que é necessário oferecer uma opção de compra como “convidado”, em vez de os forçar a criarem uma conta.
Veja este exemplo da loja Celeiro :
No entanto, mesmo oferecendo a opção de efetuar a encomenda como convidado (não precisando de realizar o registo na loja eletrónica), apresentam a opção “Pretendo criar uma conta”, após o preenchimento dos dados essenciais para envio do(s) artigo(s) comprado(s), como é possível verificar na seguinte imagem:
7. Envie e-mails quando um carrinho de compras é abandonado
Se os clientes configurarem o perfil na sua loja eletrónica, pode sempre saber quando adicionam um ou mais artigos ao carrinho de compras, mas não os compram, efetivamente. Isto é uma questão que não deve ignorar, pois está a perder dinheiro!
Muitas vezes, os clientes ficam a um clique ou dois de concluir a compra. Claramente, estavam interessados no(s) produto(s) o suficiente para adicioná-lo(s) ao carrinho, mas por algum motivo não o fizeram. É sempre uma boa ideia enviar um e-mail a recordá-los sobre o(s) artigo(s) em questão, e isso pode ser o suficiente para se realizar a venda.
8. Dê a devida importância ao SEO da sua loja eletrónica
Nem toda a gente, que está interessada nos produtos que vende, irá diretamente parar à sua loja eletrónica. Pesquisas demonstram que 46% dos consumidores iniciam o processo de compra por meio de um mecanismo de busca, como o Google e, se a sua loja eletrónica não for um dos primeiros resultados, estes potenciais clientes acabarão por comprar a um dos seus concorrentes. É por este motivo que se torna tão importante que concentre os seus esforços na otimização de mecanismos de pesquisa. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para chegar ao topo do ranking do Google.
9. Tenha um blog com artigos (escritos regularmente)
Se as pessoas não visitam a sua loja eletrónica regularmente, obviamente não irão comprar os produtos que comercializa com frequência. No entanto, criar e gerir um blog, além da sua loja eletrónica, é uma ótima maneira de construir um forte número de seguidores. Desta forma, terão um motivo para continuar a visitá-la regularmente e estarão mais propensos a comprar algo.
10. Crie uma base de dados de e-mails para envio de newsletter
Para ter uma loja eletrónica de sucesso, precisa de ter muitos visitantes, prontos para comprar os seus produtos. Mas como planeia direcionar o tráfego? Construir uma base de dados de e-mails é uma das melhores maneiras de o fazer, porque depois de ter o contacto de um cliente, pode enviar-lhe as novidades, ofertas e promoções especiais.
Uma ótima dica para adicionar assinantes à newsletter da sua marca é recolher endereços de e-mail durante o processo de compra. Apresentamos como exemplo disso a MediaMarkt :
Depois das pessoas serem adicionadas à lista de contactos, surge a oportunidade perfeita para que possa enviar ofertas personalizadas, de forma a direcionar o tráfego para a loja eletrónica e, consecutivamente, aumentar as vendas. Pode até oferecer um incentivo para os clientes se inscreverem para receber e-mails, com um desconto na próxima compra, por exemplo.
11. Aceite o maior número possível de opções de pagamento
Não convém presumir que toda a gente possui Visa ou MasterCard, pois, mesmo que o tenham, não significa que seja a sua opção de pagamento preferida. Convém que a sua loja eletrónica aceite opções alternativas de pagamento, como PayPal, Apple Pay, MBWay , entre outras.
12. Escreva descrições informativas nos produtos
Cada produto da sua loja eletrónica precisa de ter uma descrição que informe os clientes sobre as características dos produtos. No entanto, certifique-se que evita grandes descrições (como sabe, as pessoas não gostam de ler textos muito longos). Mantenha as descrições curtas e diretas e explique como o produto funciona, destacando as principais características e benefícios.
13. Livre-se dos anúncios
Algumas pessoas utilizam a loja eletrónica como uma plataforma de venda de espaço publicitário, para outras marcas. Claro que, poderia obter alguma rentabilidade com esta estratégia, mas não vale a pena afastar os seus próprios clientes. Isto porque, os anúncios e pop-ups da barra lateral podem parecer spam e os visitantes podem ter algum receio de clicar no seu website, por acreditarem que podem ser redirecionados para outro lugar, que não seja de confiança. Sabia que 82% dos consumidores dos Estados Unidos dizem que os anúncios online são disruptivos para a sua experiência de compra? Assim, recomendamos que remova todos os anúncios que tiver, pois isso irá tornar o seu design mais simples, organizado e apelativo.
14. Garanta um excelente atendimento ao cliente
Nem todas as vendas da sua loja eletrónica serão perfeitas. Os clientes, certamente, apresentarão dúvidas e problemas, e isto é algo inevitável. Quando as pessoas estão a enfrentar alguma dificuldade, como encontrar um produto ou solucionar alguma questão referente a uma encomenda, ou até encontraram algum defeito num produto que compraram, é desejável garantir que possam obter ajuda o mais rápido possível.
É por isso que precisa de providenciar um atendimento ao cliente prontamente disponível, por meio de várias opções, como exemplo:
- chat ao vivo
- telemóvel
Desta forma, os clientes podem entrar em contacto com a sua marca através do meio de comunicação que for mais conveniente. Mas atenção, não só o atendimento ao cliente deve ser acessível, como também amigável. Posto isto, a dica mais importante é: não deixe os seus clientes à espera! Certifique-se de que a sua equipa está devidamente preparada para resolver qualquer tipo de problemas, de forma rápida e eficiente.
15. Faça testes e analise os resultados
Como é que sabe se a sua loja eletrónica está configurada para altas conversões? A resposta para esta questão é: não sabe! Mas se executar testes A/B com alguma regularidade, terá uma melhor percepção. Através desta estratégia, pode sempre ajustar o posicionamento do botão de promoção de ação, os seus textos ou a cor do botão, por exemplo. E consegue perceber também quais são as páginas de destino que estão a gerar mais vendas, sendo que com base nos resultados dos testes, pode fazer os ajustes necessários e aumentar as probabilidades de ter sucesso.
16. Tenha em atenção o crescente uso do telemóvel
Sabia que nos últimos seis meses, 62% das pessoas que possuíam um smartphone utilizaram os seus dispositivos para concluir compras online? Posto isto, a sua loja eletrónica precisa de ser otimizada para dispositivos móveis. Se quiser levar esta estratégia para um próximo nível, considere criar um aplicativo para a sua loja eletrónica, sendo que esta é a melhor maneira de personalizar a experiência de compra do consumidor.
Em adição, pode ainda salvar as informações do utilizador, como opções de pagamento e morada de envio, por exemplo. Agora os clientes podem fazer check-out e concluir cada compra em apenas alguns cliques, sem precisar de inserir o número do cartão de crédito, ou outras informações, para cada transação.
17. Ofereça portes grátis
É simples: não cobre aos seus clientes pelo portes. Isso porque os custos inesperados são a principal razão para o abandono do carrinho de compras.
Fonte: Pesquisa da Baymard sobre o abandono de carrinhos no comércio eletrónico.
Se os clientes virem um preço numa página da loja eletrónica, mas na finalização da compra, veem valores adicionais elevados podem facilmente fugir para a concorrência. Se necessário, aumente os preços dos seus produtos para cobrir quaisquer custos de envio, em vez de cobrar pelo envio separadamente.
18. Faça parcerias com influenciadores
Estabelecer credibilidade é uma das melhores maneiras de impulsionar as vendas e de ter uma loja eletrónica de sucesso. Ter uma celebridade ou alguém com muitos seguidores, nas redes sociais, trará credibilidade à sua marca. Esta tática de marketing não será gratuita, mas definitivamente pode gerar um alto retorno do investimento. Certifique-se apenas de que está a trabalhar com alguém relacionado ao seu setor. Por exemplo, se estiver a vender skates e produtos relacionados, por exemplo, e apostar num(a) influenciador(a) que nunca andou de skate não terá um forte impacto nas vendas.
19. Exiba imagens de alta qualidade dos produtos
Ter uma loja de comércio eletrónico significa que os clientes não podem tocar ou sentir os produtos da mesma maneira que numa loja física. Os clientes confiam nas fotos para lhes dar uma noção do que estão a comprar. É por isso que precisa de tirar várias fotos (de todos os ângulos) de cada produto que está a vender. Apesar disto parecer um tédio, é necessário. Aumente o zoom e destaque todos os principais recursos e benefícios.
20. Faça demonstrações de vídeo
Por vezes, as imagens não são suficientes. Se está a vender algo que requer uma demonstração, adicione um vídeo. Segundo a “Forbes”, 90% dos consumidores afirmam que os vídeos ajudam a tomar uma decisão sobre a compra de um produto.
É por este mesmo motivo que a Thule implementou esta estratégia no seu website:
Além de fotos de alta qualidade e descrições de produtos, o website de comércio eletrónico possui também demonstrações em formato de vídeo, para a maior parte dos produtos que comercializam. Estas informações adicionais facilitam, aos potenciais clientes, a aprendizagem de como cada produto funciona.
21. Dê destaque às avaliações dos clientes
Depoimentos e avaliações são outra forma de agregar credibilidade aos seus produtos e marca. É importante incluí-los no seu website de comércio eletrónico.
Depois de um cliente comprar algo, envie um e-mail de acompanhamento a solicitar a avaliação do(s) produto(s) que adquiriu. Certifique-se apenas que lhe(s) dá tempo suficiente para o(s) usar, antes de pedir opinião. Apesar de termos noção que isto pode ser assustador, nem toda a gente ficará satisfeita com os produtos que comercializa, e sabemos que a ideia de comentários negativos a surgirem publicamente pode ser aterradora, mas está tudo bem! Não deixe que algumas críticas menos boas o desencorajem, tente ver o lado positivo. Isto mostrará aos compradores que as avaliações e depoimentos da sua loja eletrónica são credíveis e, algumas observações negativas, podem fazer com que as críticas positivas pareçam muito mais poderosas.
Conclusão
Criar e gerir uma loja eletrónica de sucesso não é uma tarefa fácil. Felizmente, pode fazer muitas coisas para melhorar as probabilidades de impulsionar as vendas e fazer com que os seus clientes regressem e façam mais compras.
Não deixe que esta lista de dicas o intimide. Não é esperado que implemente todas da noite para o dia. Deve começar a identificar as mudanças que precisam de ser feitas e priorizar aquelas que considera mais importantes.
E faça esta pergunta, a si próprio: que elementos da sua loja eletrónica precisam de ser ajustados para melhorar suas taxas de conversão e gerar mais vendas?
Se, mesmo depois de ter lido este artigo, tem dúvidas quanto à criação de uma loja eletrónica contacte-nos! Estamos aqui para o ajudar.