criar uma loja eletrónica de sucesso
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Passo a passo para criar uma loja eletrónica

Neste artigo, apresentamos-lhe os passos fundamentais para criar uma loja eletrónica de sucesso.

1. Defina o seu público alvo

A sua estratégia será muito mais eficaz se definir o seu público alvo, podendo fazer uma pesquisa sobre os canais de comunicação que mais utilizam, bem como os métodos de pagamento, estratégias de marketing e anúncios que melhor se adequam. No entanto, antes disso é importante determinar estes dois aspetos: características quantitativas e características qualitativas.

As características quantitativas estão associadas a: género, idade, localidade, estado civil, entre outras. Enquanto as características qualitativas são as suas motivações e necessidades.

Mesmo que este processo envolva um trabalho que pode considerar desnecessário, conhecer o seu público-alvo fará com que comunique diretamente para ele e, desta forma, conseguirá criar laços mais fortes com o consumidor.

2. Defina que produtos/serviços pretende vender online

Assim como no “mundo real”, o mundo virtual está repleto de concorrência. Por isso, e mais importante do que responder à questão como vender online, é necessário definir o que vai vender. Há algumas questões a responder, neste caso, e recomendamos que comece por se fazer a seguinte pergunta: Qual é a necessidade/problema que pretendo resolver? Isto é, o que posso oferecer e como me posso destacar das demais marcas? Depois de responder a esta questão, tudo fica mais fácil e acabará por criar uma loja eletrónica desenvolvida a pensar num nicho de mercado, num público alvo específico e com uma gama de produtos a pensar neste mesmo!

3. Selecione os canais de venda a utilizar

Sabe por onde vai vender os seus produtos online? De seguida, iremos apresentar-lhe os três principais canais:

  • Uma loja eletrónica oferece uma experiência única ao cliente, uma vez que reúne todas as informações da marca, pode ter um design feito à medida do seu negócio e aqui acontece todo o processo de venda, desde a seleção do(s) produto(s) ao pagamento da encomenda. Pode ainda selecionar os meios de pagamento, de envio, condições de troca e devolução, entre outras questões logísticas, que forem mais convenientes para si.
  • Os Marketplaces são “shoppings online” que reúnem várias marcas e vendedores, como por exemplo a “Amazon”. Estes espaços virtuais já têm, por si só, uma grande visibilidade, o que pode aumentar as vendas, mas nem tudo são aspetos positivos. Nestes espaços estão também vários concorrentes, pelo que deve apresentar preços competitivos, e para além disso cobram taxas sobre os valores de vendas. Em comparação com uma loja eletrónica, este canal de vendas não lhe permite ter um design diferenciado dos demais.
  • As Redes sociais são ótimos canais para atrair novos clientes para o seu negócio. Destacamos o Instagram Shopping , a Loja do Facebook e o Live commerce.
    Instagram *Shopping* é um recurso gratuito do Instagram e permite-lhe marcar os produtos presentes em publicações do feed e dos Stories e, quando os clientes clicam na etiqueta do produto conseguem ver o valor destes e ainda serem redirecionados para a loja eletrónica, de forma a finalizarem a sua compra.
    Outro recurso gratuito, e que recomendamos, é a Loja do Facebook. Pode enviar vários produtos, ao mesmo tempo, para um catálogo de produtos e, de seguida, o cliente tem apenas que clicar em “Comprar no site” e é redirecionado para a loja eletrónica.
    Live Commerce ou as conhecidas lives começaram nas redes sociais, e têm ganhado cada vez mais adesão. Atualmente, existem já plataformas que permitem realizar transmissões ao vivo e as respetivas vendas.
    WhatsApp *Business* ou também chamado de WhatsApp para Negócios, é um aplicativo que permite gerir todas as mensagens recebidas, assim como criar um catálogo de produtos, tudo isto de forma organizada e automatizada.

4. Analise a sua concorrência

Sabe quem é a sua concorrência e quais são os seus métodos? Que produtos específicos vendem? Quais são os preços praticados? Que tipo de campanhas estão a fazer? Como chegam aos seus clientes? Todas estas questões devem ser tidas em consideração e analisadas, para que possa destacar-se dos demais.

5. Defina os preços dos produtos

O que recomendamos é que, no momento de definir os preços dos seus produtos, não se siga apenas pelos preços que os seus concorrentes praticam. Faça uma análise aos gastos que tem ao fabricá-los ou adquiri-los e calcule uma margem de lucro satisfatória. Não se esqueça que o objetivo de vender pela internet é o de ganhar dinheiro.

6. Escolha os métodos de pagamento mais adequados

Com “adequados” queremos dizer aqueles que oferecem as melhores condições para os seus clientes e para si também, relativamente a taxas e facilidade de pagamento. Mais à frente falaremos das principais formas de pagamento utilizadas no comércio eletrónico.

7. Não se esqueça de tratar das questões logísticas

Referimo-nos a stocks, meios de envio e políticas de trocas e devoluções. Estas questões, apesar de parecerem secundárias, farão toda a diferença nos níveis de satisfação dos seus clientes. É, portanto, muito importante que os produtos cheguem aos clientes rapidamente, em ótimo estado e sem grandes custos.

8. Defina os canais de divulgação dos seus produtos

Se puser em prática os anteriores passos então agora só lhe resta divulgar a sua marca e produtos. Para tal precisa de desenvolver uma estratégia de marketing, para atrair visitantes. Mas como o pode fazer? Criando estratégias de atração! Apresentamos então 5 estratégias:

  • Marketing de conteúdo consiste em criar conteúdos relevantes, para o seu público-alvo. Por conteúdos relevantes queremos dizer não-publicitários, isto é, que não tenham como objetivo a venda de um produto. Traduzem-se, portanto, em conteúdos que divertem, informam, ajudam e educam o seu público-alvo.
  • As redes sociais Facebook e Instagram são ótimos meios de comunicação e divulgação, no entanto, é importante que sejam criadas diferentes estratégias para cada uma das redes sociais. Isto porque, enquanto que o instagram é uma rede social mais visual, que implica a utilização de mais imagens do que texto, o facebook já pode e deve ter mais conteúdo escrito.
  • Os anúncios publicitários , quando voltados para o seu público-alvo são uma ótima forma de alcançar novos clientes. Pode utilizar o Google, o Facebook, o Instagram ou Influenciadores digitais.
  • Ao utilizar o Instagram Ads (ferramenta do Gerador de Anúncios do Facebook) pode segmentar os anúncios por género, idade, localização, interesses e comportamentos dos utilizadores desta rede social. Desta forma terá a certeza que os seus conteúdos chegam ao seu público-alvo.
  • Facebook Ads pertence, como o próprio nome indica, à rede social Facebook e possibilita a criação de anúncios pagos com uma grande variedade de formatos (imagem, carrossel, vídeo, entre outros), assim como o instagram.
  • Os Influenciadores digitais ou influencers , geralmente partilham conteúdos para uma rede de contactos grande e, ao utilizar os produtos ou serviços que a sua marca tem para oferecer acabam por atrair mais clientes. Isto porque, os seus seguidores confiam nas suas opiniões e já criaram uma relação mais humana com estes.
  • SEO ou também designado de Search Engine Optimization abrange os passos que deve seguir para que o seu canal de vendas surja nos primeiros resultados orgânicos (não pagos) do Google. Esta é uma estratégia essencial para receber mais visitas na loja eletrónica e aumentar as vendas. Ao contrário das anteriores estratégias, esta não tem custos associados.
  • E-mail marketing é ainda uma estratégia de enorme relevância para manter uma boa relação com o público, mas para tal é importante saber o que enviar aos clientes. Não convém “bombardeá-los” com e-mails de produtos. É, portanto, necessário enviar e-mails que sejam benéficos para os clientes, por exemplo com: campanhas, promoções ou exemplos de presentes a oferecer no Dia da Mulher ou no Natal, por exemplo.

9. O atendimento ao cliente é a chave para o sucesso

Por último, mas não menos importante, destacamos a importância do cuidado a ter no que toca ao atendimento ao cliente. Uma vez que o cliente não pode ver nem sentir os seus produtos, e falar consigo e com a sua equipa pessoalmente, é importante estar preparado para prestar todos os cuidados ao cliente, em caso de necessidade. Defina, desde o início: horários de atendimento, quais serão as perguntas e respostas mais frequentes, o que fazer em cada situação, entre outros.

10. Utilize as datas comemorativas a seu favor

Da mesma forma que as lojas físicas decoram os seus espaços no natal, dia dos namorados, da mãe ou do pai, também deverá aproveitar estas datas comemorativas, a seu favor, e apresentar promoções, oferta de portes grátis ou então apresentar dicas ou ideias para presentear os seus. Pode e deve também “decorar” a sua loja eletrónica, ao colocar um banner, na página inicial, alusivo a estas datas.

11. Esteja atento à atualidade

Uma outra dica importante é a de estar atento aos fatores sociais, económicos, políticas e tecnológicos, para além de estar atento à concorrência, claro. Desta forma conseguirá analisar melhor as ameaças e oportunidades do seu negócio.

Mas, vamos ao que interessa, conheça os passos de criação de uma loja eletrónica

Se até agora falamos de vendas online no geral, bem como as suas vantagens e algumas dicas, agora apresentamos-lhe os passos a seguir para criar uma loja eletrónica de sucesso.

1. Escolha a plataforma de comércio eletrónico

Uma loja eletrónica própria permite-lhe:

  • ter um domínio próprio e consolidar a sua marca no mercado eletrónico;
  • demonstrar mais profissionalismo a potenciais clientes;
  • apresentar diferentes alternativas de pagamento e de envio;
  • fazer todo o processo de seleção e compra no mesmo sítio.

Existem três maneiras diferentes de vender online:

  • Plataforma SaaS – Software as a Service: O “Wix” e o “Shopify” são alguns exemplos de plataformas Saas que lhe permitem criar uma loja eletrónica de forma simples e rápida, sendo que “apenas” tem que carregar os produtos e as suas descrições. Para além das anteriores vantagens destacamos: custos reduzidos, fácil utilização, integração com outras ferramentas de gestão. Mas nem tudo são aspetos positivos, uma vez que há algumas funções que não podem ser alteradas a menos que contrate um programador.
  • Plataforma Open Source – código aberto: com esta opção pode baixar para o seu computador o código da loja eletrónica e carregá-lo no servidor de hospedagem que desejar e assim não terá custos de adesão. No entanto, para utilizar este tipo de plataformas é necessário contratar os serviços de uma empresa ou profissional especializados, para apoiarem na implementação, o que pode acabar por ter custos elevados.
  • Desenvolvimento à medida: esta última opção traduz-se em contratar os serviços de um designer, programador ou então de uma agência, para construir a sua loja eletrónica de raíz. Enquanto que, desta forma pode criar a loja eletrónica com que sempre sonhou, também deve ter em mente que os custos e o tempo de criação da mesma será bem mais prolongado.

2. Selecione os métodos de pagamento

Uma das vantagem de ter a sua própria loja eletrónica é a de que pode escolher os métodos de pagamento, que pretende disponibilizar aos seus clientes, que sejam mais benéficos quer para si quer para estes. Estes vão desde entidade e referência, MBWay, transferência multibanco, cartão de crédito, PayPal, entre outros. O importante é perceber quais são os métodos de pagamento que a concorrência disponibiliza, que o seu público-alvo mais utiliza e que têm menos custos para o seu negócio.

3. Defina como vai enviar as encomendas

Para enviar as suas encomendas pode fazê-lo por dois principais meios: CTT ou transportadora. Estes dois métodos de envio diferem em termos de preços e serviços que têm para oferecer, o que recomendamos é que faça uma análise para ver o que melhor se adequa ao seu fluxo de vendas.

4. Personalize a sua loja eletrónica, com base na definição da marca

Estando todos os passos técnicos e logísticos definidos, falta então desenvolver a identidade visual da sua loja eletrónica, isto é: cores da marca, tipo de letra, tipo de fotografias a utilizar, logótipo, entre outros. É muito importante que estas características visuais se mantenham nas redes sociais, ou outros meios de comunicação, para que a sua marca transmita solidez e confiança. Tenha em atenção que a definição da identidade visual da marca deve ter em consideração o público-alvo, por exemplo: se o público-alvo da sua marca for jovem, é importante que as imagens, textos e vídeos sejam divertidos e apelativos.

5. Carregue os produtos

O passo seguinte é carregar os produtos que tem para comercializar. Aqui é importante ter em atenção a qualidade das fotografias (cor, dimensão, nitidez) e também a descrição dos produtos. É fundamental que os produtos sejam o mais apelativos e descritivos possíveis (material, textura, possibilidades de utilização). O que também é importante, caso venda roupa, por exemplo, é colocar um guia de tamanhos, para que os potenciais clientes se sintam o mais confortável possível no momento de compra.

6. Faça uma compra como teste

Por último, mas não menos importante, é fundamental testar se todo o processo de compra está operacional e se é simples, intuitivo e sem incoerências. Recomendamos que peça a conhecidos ou outros colaboradores que o façam para que não hajam qualquer tipo de erros ou falhas no processo de compra. É neste momento que poderão ser feitos os últimos ajustes e melhorias à sua loja eletrónica.

Precisa de ajuda para criar a sua loja eletrónica? Fale connosco!