landing page
,

Como criar uma landing page voltada para a conversão?

Para que a sua estratégia de marketing tenha os efeitos desejados, isto é, atingir mais clientes e consequentemente vendas é essencial atrair potenciais clientes para o seu negócio. Criar uma landing page voltada para a conversão é um passo fundamental para consegui-lo!
Mas, antes de aprofundarmos esta questão, sabe o que é a taxa de conversão, como calculá-la e atingir os valores desejados? Aconselhámos a que leia o nosso artigo Sabe o que é e como calcular uma taxa de conversão? para que consiga entender melhor esta questão.

Neste artigo iremos explicar-lhe como criar uma landing page voltada para a conversão.

Antes de mais, entende a importância de criar uma landing page?

De maneira a aumentar a taxa de conversão deverá considerar a criação de uma landing page. Através de uma landing page poderá divulgar produtos ou serviços com um aspeto diferente e mais apelativo e esta pode ainda ser mais facilmente divulgada e partilhada. Se divulgar corretamente a landing page e levar a cabo algumas dicas, que apresentaremos mais à frente, certamente que terá mais visitas na sua loja eletrónica e aumentar a taxa de conversão desta. Vamos a isso?

Fique atento às 8 dicas para criação de uma landing page de sucesso

1. Seja Objetivo

Não é a primeira vez que referimos esta questão, a de ser objetivo! Para que a landing page leve à ação pretendida (comprar algum produto novo, beneficiar de uma promoção ou experimentar gratuitamente um serviço) é essencial que o seu conteúdo seja objetivo e não contenha informação extra ao pretendido.
Por exemplo, se o objetivo for apresentar um produto novo, foque-se nas suas características, benefícios, como pode ser utilizado e em que circunstâncias e encaminhe o cliente para a sua compra.

2. Apresente um título simples

O título precisa de chamar a atenção e prender o cliente. É através dp título que o cliente perceberá se quer ler e visualizar o restante conteúdo da landing page ou não. Uma vez mais: seja objetivo!
O título será a primeira coisa que o cliente irá ver na landing page por isso escolha bem e tenha em atenção as boas práticas do SEO (Otimização para Mecanismos de Pesquisa), isto é: o título deve ser curto, deve contes as palavras-chave da landing page e ser H1 (marcador de estrutura de página – heading tag).

3. Tenha em atenção as cores

Antes de mais estabeleça quem é o seu público-alvo, uma vez que em diferentes zonas do mundo as cores têm significados diferentes. Esta parece uma questão secundária mas é essencial que tenha em atenção as cores a utilizar. Os seres humanos são extremamente visuais e as cores que escolher para a sua landing page, loja eletrónica e redes sociais podem ter efeitos contrários ao que pretende, caso não as tenha em atenção.
Para além da paleta de cores é também muito importante que a landing page tenha um design responsivo, isto é, seja adaptável a vários tamanhos de ecrã (PC, tablet e telemóvel).

4. Evite menus

Enquanto que numa loja eletrónica ou num artigo de um blog um menu é essencial, já numa landing page ter um significa adicionar uma distração desnecessária ao cliente. Uma vez mais, quanto mais clara e sucinta for a informação, apresentada na landing page, melhor!
Recomendamos então que utilize botões/ CTAs que indiquem algo, como por exemplo: “Adquira já o produto”, “Saiba mais”, “Inscreva-se”, “Veja uma demonstração gratuita”, entre outros.

5. Use CTAs claros

Como referimos no ponto anterior, é muito importante colocar botões ou CTAs (Call to Actions , ou em português, botões que incitam à ação) estratégicos e simples. Isto porque a função da sua landing page é converter e para tal é preciso chamar a atenção do cliente para o que realmente importa: comprar, subscrever a newsletter, conhecer o produto, entre outros.

6. Utilize os formulários de forma estratégica

Caso o objetivo da sua landing page seja divulgar a criação de um blog na sua página então é essencial apresentar um formulário para subscrição. Mas não se esqueça de, também aqui, ser muito claro e assertivo. Não peça informações desnecessárias nem o torne muito longo porque isso fará com que o cliente não o preencha. Em vez disso peça o essencial: nome e e-mail. Com estes dois dados já poderá contactar o cliente e enviar-lhe futuras informações.

7. Não se esqueça de utilizar vídeos

Caso tenha como objetivo a apresentação de um produto ou gama de produto nova, recomendámos a utilização de um vídeo de apresentação ou demonstração de como o utilizar, por exemplo. Desta forma, não só prenderá a atenção do cliente como também o apresentará de uma maneira que por palavras não conseguiria.
Recomendamos, no entanto, que este não inicie automaticamente, deixe à consideração do cliente a sua visualização ou não.

8. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são essenciais para a conversão e posterior compra. Há três principais gatilhos mentais a utilizar na sua landing page: escassez, urgência e prova social.
A escassez informará que há poucas unidades disponíveis e, portanto, ou o cliente compra rapidamente ou então ficará sem o produto. A urgência é utilizada, normalmente, em conjunto com a escassez, mas pode ser utilizada em separado, ao indicar, por exemplo, que a promoção que está a apresentar dura apenas 24 horas. E a prova social é, nada mais nada menos, do que utilizar depoimentos de clientes existentes ou influenciadores que já adquiriram o produto e estão, claramente, contentes.

Se aplicar as anteriores dicas na sua landing page terá certamente o sucesso esperado! Mas se sente que, mesmo tendo mais conhecimento agora, precisa de ajuda, fale connosco.