3 dicas para atrair clientes para a sua loja eletrónica

O desejo da maioria das pessoas é conseguir criar uma loja eletrónica com pouco investimento inicial. Para que tal aconteça é necessário estar consciente das melhores práticas e por isso apresentamos-lhe, de seguida, 3 dicas para atrair clientes:

1. Faça um planeamento estratégico

Realizar um planeamento estratégico pode parecer uma possível perda de tempo, no entanto fazê-lo pode ajudá-lo a poupar bastante dinheiro e investi-lo na direção certa.

Este passo pressupõe:

  1. Fazer uma análise de concorrência;
  2. Definir a missão, visão e valores;
  3. Determinar metas e objetivos concretos;
  4. Definir o público-alvo;
  5. Criar planos de ação;
  6. Gerir os resultados.

Apesar da elaboração de um plano de ação ser essencial para que a sua loja eletrónica prospere, é importante que tenha em mente que poderão sempre ocorrer imprevistos, momentos e situações inesperadas, em que poderá não conseguir cumprir com o plano ou segui-lo à risca. O importante é, como verdadeiro empreendedor que é, estar preparado para assumir os riscos de tentar e acreditar que enveredar pelo comércio eletrónico é a melhor opção para o seu negócio.

2. Mantenha-se atento ao marketing digital

Criar uma loja eletrónica eficiente e apelativa é a chave para o sucesso, mas não é a única. É fundamental que tenha um plano de marketing digital, que sustente esta nova plataforma de comércio e que o ajude a alcançar mais visitantes e, consecutivamente, mais clientes.

É importante ficar familiarizado com as seguintes estratégias de marketing:

  1. Marketing de redes sociais;
  2. Blog corporativo;
  3. E-mail marketing;
  4. Tráfego pago;
  5. Marketing de influência.

No entanto, sugerimos que, em caso de não estar completamente à vontade com estas questões contrate os serviços de um profissional da área de marketing digital. Desta forma, terá a certeza que os objetivos traçados serão devidamente alcançados e a sua loja eletrónica será um sucesso!

3. Priorize o atendimento ao cliente

Por vezes há uma certa despreocupação com esta questão, quando se pensa na criação de uma loja eletrónica. No entanto, priorizar o atendimento ao cliente é fundamental para que não só este volte como recomende a sua loja aos demais.

Tenha, portanto, em consideração questões como:

  1. Chat;
  2. Disponibilização de restantes contactos;
  3. Equipa disponível e atenciosa para prestar apoio;
  4. Informe claramente como se realizam os processos de troca e devolução de artigos;
  5. Seja rápido na entrega das encomendas;

Dica extra: Tenha cuidado com a apresentação das encomendas. Não há nada que os clientes gostem mais do que surpresas (como por exemplo: amostras de novos produtos; bilhetes escritos) e que uma embalagem com uma boa apresentação.

Se cumprir, no mínimo, as anteriores questões com certeza terá um feedback positivo por parte dos seus clientes e conseguirá, facilmente, fidelizá-los.

Conte com a ajuda da nossa equipa de especialistas para o ajudar no processo de criação de loja eletrónica.