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10 dicas para aumentar as vendas online para PMEs!

O comércio eletrónico faz parte do mundo digital que, desde a sua criação, como sabemos, está em constante evolução. Mas, também os equipamentos que utilizamos, para aceder à internet, estão a ficar cada vez mais intuitivos e avançados. Para que uma loja eletrónica se mantenha relevante é necessário ter em atenção e acompanhar todas estas mudanças. No entanto, há coisas que nunca mudam! Será sempre importante que as empresas, que têm uma loja eletrónica, se preocupem com questões como:

  • Causar uma boa primeira impressão;
  • Dar atenção aos seus clientes;
  • Ir ter com os clientes, onde eles se encontram;

Estas “dicas” acabam por ser essenciais para qualquer tipo de negócio. Com este artigo, pretendemos apresentar e explicar as melhores dicas de comércio eletrónico, para que consiga atingir algumas metas intemporais. Vamos a isso?

Cause uma boa primeira impressão

Muito rapidamente, os clientes formam uma primeira impressão sobre a sua loja eletrónica. Sabia que as pessoas precisam de apenas 50 milésimos de segundos, para decidirem se gostam ou não de um website? É muito importante que tenha isto em atenção visto que só pode causar uma primeira impressão uma vez.

Para que a sua loja eletrónica consiga fidelizar clientes é essencial que seja o mais criativa possível . Para que isto aconteça, o primeiro passo é investir no melhor design possível, para melhorar a experiência do utilizador – também designada de UX.
Não deve descorar também a plataforma de comércio eletrónico, onde pretende colocar a sua loja eletrónica. Esta deve ser confiável, como por exemplo: BigCommerce ou Shopify.

Crie um endereço eletrónico credível , visto que dificilmente alguém irá revisitar a sua loja eletrónica se o domínio de e-mail terminar com @gmail.com ou @yahoo.com, ou outros idênticos. O que também poderá acontecer é pensarem que a sua loja eletrónica é uma fraude, e isso é a última coisa que quer passar para os seus potenciais clientes!

Para que os possa impressionar, é também importante usar os modelos de pop-up certos e no momento certo. Aconselhamos a que não “bombardeie” os novos visitantes com pop-ups de boas-vindas . Dê-lhes tempo e espaço para que possam explorar a sua loja eletrónica de forma tranquila, antes de começar a mostrar promoções e descontos. Aconselhamos, no entanto, pop-ups discretos, para que a experiência do utilizador seja a melhor.

Mantenha o seu foco no cliente

Um negócio de comércio eletrónico não é tão acessível quanto uma loja física, o que se traduz num processo de compra e venda mais distante do cliente. Os seus clientes não poderão sentir ou experimentar os produtos que tem para oferecer, antes de fazer uma compra. Embora este seja um problema sem solução, pode compensá-lo de várias maneiras, como tornando a compra mais simples, rápida e acessível, aquando feita através de uma loja eletrónica – e é aqui que se deve focar! Todavia, isto não é suficiente, é preciso demonstrar que valoriza os seus clientes. Mas como o pode fazer? Pode apresentar os seus produtos com um preço justo e/ou oferecer portes grátis, por exemplo.

Outra maneira de demonstrar que valoriza e prioriza os seus clientes é proporcionar-lhes um excelente atendimento. Para tal, certifique-se de que as pessoas recebem um bom atendimento por parte dos seus colaboradores e que quando interagem com a sua empresa o fazem de uma forma positiva.

A loja eletrónica deve ser adaptável a dispositivos móveis.

Uma das dicas mais importantes, que deve reter, para que a sua loja eletrónica seja um sucesso, é a de dar o devido valor ao atual fluxo crescente do uso de dispositivos móveis , como o telemóvel. Posto isto, ao construir a sua loja eletrónica deve ter esta informação em mente, caso contrário, não terá o efeito esperado, visto que grande parte dos consumidores visita, e acaba por fazer as suas compras, através deste dispositivo móvel.

Sabia que o Google tem uma ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis Esta ferramenta é gratuita e permite visualizar qual a aparência do seu website em dispositivos móveis, sugerindo, inclusive, melhorias.

Ao realizar este processo, de otimização da experiência do utilizador, faça (a si mesmo) as seguintes questões:

  • Como funcionará a navegação em diferentes dispositivos (PC, tablet, telemóvel)?
  • Os botões e demais elementos são facilmente clicáveis?
  • As imagens ficam bem nos diferentes tamanhos do ecrã?
  • As funcionalidades de adicionar ao carrinho, checkout e pagamento estão otimizadas para diferentes tamanhos de ecrã?

Alinhe o seu negócio às redes sociais

Redes sociais como o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter permitem o aumento do reconhecimento da sua marca e, consequentemente, o aumento do número de clientes . Desde que, como é óbvio, utilize estes meios de comunicação da melhor forma. OrangeTwig é uma aplicação de marketing de redes sociais que permite colocar itens na sua loja à venda, conseguindo promovê-los, automaticamente, através dos seus layouts muito apelativos.

Seguem-se algumas dicas que o podem ajudar a instituir a sua marca nas plataformas de redes sociais:

  • Publique conteúdos regularmente;
  • Comente e faça “gosto” nos seguidores dos seus concorrentes;
  • Siga contas que seguem os seus concorrentes (visto que, à partida, estes seguidores têm interesse no seu negócio);
  • Aproveite o marketing de influenciadores.

Use mais fotografias

Sabia que processamos 60.000 vezes mais rápido imagens do que texto? Aproveite esta informação e preencha o seu website de comércio eletrónico com conteúdo visual. Felizmente, esta é uma das dicas mais fáceis de concretizar, uma vez que basta adicionar mais fotos ao seu website.

Acompanhe e foque-se no SEO

Search Engine Optimization (SEO) é a ciência de garantir que o conteúdo que cria tem uma classificação alta, ao pesquisar um termo relacionado no Google. Sabia que 90% dos utilizadores não passa da primeira página de resultados do Google? É, portanto, muito importante usar estratégias de SEO.

Uma dica que podemos, desde já, partilhar consigo é a de que deve criar um blog, com artigos informativos e que envolvam os seus leitores, desta forma trará mais potenciais clientes para o seu seu website.

De seguida, apresentamos algumas estratégias de otimização de SEO, que podem ajudá-lo a aumentar o número de visitantes:

  • Otimize o seu título, URL e meta-descrição para atingir as palavras-chave que as pessoas mais usam ao fazer uma pesquisa;
  • Forneça conteúdo de valor acrescentado e mantenha-o atualizado;
  • Melhore, constantemente, o tempo de atualização do seu website;
  • Construa autoridade no Google (crie conteúdos de qualidade e em quantidade);
  • Registe o seu website com as ferramentas para webmasters de negócios do Google.

Utilize um Chat “ao vivo”

Adicionar um chat ao seu website é uma das melhorias mais significativas, para o cliente, na experiência de compra. Apresentamos alguns dados estatísticos para perceber a sua real importância:

  • 77% dos clientes não farão uma compra se não houver suporte via chat;
  • 73% dos clientes consideram o chat a maneira mais satisfatória de se comunicar com uma empresa;
  • 63% dos consumidores ficam mais propensos a voltar a um website que ofereça a possibilidade de conversar “ao vivo”.

Isto significa que o chat “ao vivo” pode ajudar os seus potenciais clientes a tomarem uma decisão mais rápida e de forma mais “confortável”. Através deste meio de comunicação, o cliente sente que todas as informações de que precisa estão à distância de um clique. É importante que os visitantes do seu website sintam que estão a interagir com humanos e o chat ao vivo é a melhor solução para “humanizar” o seu website. Esta sensação de proximidade faz com que as pessoas sintam que se encontram numa loja física, onde podem obter resposta a todas as suas questões, por meio de um assistente de loja.

Outra dica importante é a de que deve colocar o botão do chat num lugar visível, para que se torne uma opção de fácil acesso. Em adição, o botão deve estar sempre visível, mesmo quando o utilizador estiver a fazer scroll no website.

Crie botões para promoção de uma ação

Não subestime o poder dos botões que promovem uma ação (também designados de Call-to-Action ou CTA): eles aumentam as taxas de conversão e ajudam a melhorar a usabilidade do website. É necessário ter em atenção de que este precisa de se destacar da restante loja eletrónica, para que cumpra com a sua função e seja devidamente eficaz. Tenha em atenção as seguintes características: cor, contraste, tamanho e posicionamento.

Transmita segurança aos utilizadores, quanto aos seus dados

A sua loja eletrónica não estará completa até que tenha um sistema que proteja os dados pessoais dos seus utilizadores. É necessário transmitir a sensação de segurança, confiança e de que possui os recursos necessários para proteger a sua privacidade.

Ao tomar as seguintes medidas não deixará espaço para tais dúvidas:

  • Escolha uma plataforma segura
  • Utilize um certificado SSL
  • Acompanhe todos os seus pedidos
  • Peça senhas fortes

Use as ferramentas certas

Há cada vez mais aplicações, programas e plug-ins que podem melhorar o funcionamento e a lucratividade da sua loja eletrónica. Certifique-se de tirar proveito de tais ferramentas, porque os seus concorrentes estão, com certeza, a fazê-lo. Em adição, adapte as suas estratégias aos dados que esses plug-ins lhe fornecem. Existem aplicações específicas para acompanhar, gerir e melhorar as taxas de conversão, fluxos de caixa, retenção e anúncios de redirecionamento.

Além das ferramentas de automação de vendas, deve também utilizar aplicações de gestão de produtividade, que o podem ajudar, como por exemplo, a planear a estratégia de vendas, ou aplicações de integração para organizar e medir o seu processo de vendas. Deve também tentar automatizar o maior número possível de processos, seja gerindo projetos, criando fluxos de trabalho, gerindo a sua equipa, monitorizando vendas, isto é, gerindo a sua pequena empresa com a maior eficiência possível.

Conclusão

É sempre uma boa prática manter o seu negócio otimizado e se colocar as dicas, que apresentamos anteriormente, em prática, estará já a posicionar a sua loja eletrónica para o processo de venda.

Recordamos o que as pequenas empresas, mas também as marcas que atuam à escala global, não devem ignorar, pois são alguns fundamentos básicos quando se possui um negócio:

  • Cause uma boa primeira impressão (nº1)
  • Alcance os clientes onde eles estão (nº 3)
  • Esteja sempre disponível para dar suporte ao cliente (nº7)

Crie uma loja eletrónica de sucesso! Saiba como o podemos ajudar aqui.