A Automação de Processos Robóticos pode ser uma grande aliada para o seu negócio. Perceba, na prática, como funciona e pode ajudar o seu negócio através deste artigo, onde apresentaremos os 9 principais exemplos de RPA:
1- Emitir e gerir notas fiscais de produtos e serviços
Muito resumidamente, um RPA pode receber as notas fiscais por e-mail, fazer o download dos anexos, recolher os dados e colocá-los no sistema de gestão empresarial, o que possibilita: a redução das tarefas manuais e agilização do processamento; diminuição dos erros de digitação; o cumprimento das políticas e regulamentos fiscais.
2- Conciliação bancária
Dependendo do volume de negócio, as conciliações bancárias podem ocorrem diariamente. Este é um processo feito através do download do extrato do banco e do cruzamento deste com as movimentações realizadas. Ao usar um sistema de RPA, o robot pode aceder às contas bancárias, extrair os dados e fazer o cruzamento com todas as movimentações do ERP que utiliza. Desta maneira, consegue identificar todas as discrepâncias e pode encaminhá-las para a tesouraria de maneira a resolver a questão.
3- Registo de clientes e fornecedores
Apesar da inserção de clientes e fornecedores poder ser um processo simples, tende a envolver diferentes áreas, o que acaba por consumir bastante tempo aos colaboradores.
Para a realização de compras e vendas, normalmente, é necessário ter acesso a esta informação mas não só, também os departamentos contabilístico e financeiro precisam desta informação.
4- Processo de reversão de pagamentos
O sistema de RPA pode ser programado para gerir todas as transações financeiras e, consequentemente, identificar as que possam precisar de revisão, como por exemplo: duplicadas, fraudulentas, com erros de processamento, que não cumpram as políticas da empresa.
5- Conversão de moeda
Quando as transações bancárias envolvem outras moedas é necessário que haja uma conversão constantemente atualizada. O sistema de RPA pode ser programado para verificar regularmente as taxas de câmbio e atualizar os dados de conversão nos sistemas internos.
6- On e Off Boarding de colaboradores
Este é um processo bastante burocrático e, tendencialmente, demorado, uma vez que envolve contratos, documentação, equipamentos, exames, perfis de acesso aos sistemas, criação de e-mails entre outros. O RPA e a Inteligência Artificial permitem a criação de todo o on boarding. E tudo isto atravéz de chatbot no WhatsApp que realiza as etapas seguintes: pedido de documentação; captação dos dados; colocação destes na folha de vencimento; solicitação dos equipamentos necessários; integração com os sistemas internos para gerar os usuários conforme o perfil de acesso; conexão com sistema de assinatura digital.
7- Gestão de disputas e reclamações
Se houver discrepâncias ou problemas com faturação, o sistema de RPA pode ser programado para iniciar automaticamente o processo de resolução de disputas ou reclamações, o que pode incluir: notificações de disputa; acompanhamento do estado; comunicação com os fornecedores.
8- Processamento de pagamentos e transações SEPA
As empresas podem usar um sistema de RPA para automatizar o processamento de pagamentos SEPA, o que inclui: extração de dados das faturas; criação dos arquivos necessários no formato SEPA; envio dos arquivos para o banco (para processamento). Isto garante que os pagamentos sejam processados de forma rápida e precisa, economizando tempo e reduzindo erros manuais.
9- Obrigações fiscais
O RPA pode ajudar também a recolher as informações contabilísticas e fiscais, que serão enviadas para os órgãos competentes. O sistema de Robotic Process Automation avalia se há irregularidades e valida-os ou não.
Desta maneira, torna-se possível otimizar o tempo dedicado à preparação dos arquivos e documentos e à sua validação. O setor contabilístico e fiscal trabalha apenas se existirem irregularidades.
Saiba mais sobre a gestão automática das obrigações fiscais e como isso pode ajudar o seu negócio a crescer aqui.