O desejo da maioria das pessoas é conseguir criar uma loja eletrónica com pouco investimento inicial. Para que tal aconteça é necessário estar consciente das melhores práticas e por isso apresentamos-lhe, de seguida, 3 dicas para atrair clientes:
Faça um planeamento estratégico
Realizar um planeamento estratégico pode parecer uma possível perda de tempo, no entanto fazê-lo pode ajudá-lo a poupar bastante dinheiro e investi-lo na direção certa. Este passo pressupõe:
- Fazer uma análise de concorrência;
- Definir a missão, visão e valores;
- Determinar metas e objetivos concretos;
- Definir o público-alvo;
- Criar planos de ação;
- Gerir os resultados.
Apesar da elaboração de um plano de ação ser essencial para que a sua loja eletrónica prospere, é importante que tenha em mente que poderão sempre ocorrer imprevistos, momentos e situações inesperadas, em que poderá não conseguir cumprir com o plano ou segui-lo à risca. O importante é, como verdadeiro empreendedor que é, estar preparado para assumir os riscos de tentar e acreditar que enveredar pelo comércio eletrónico é a melhor opção para o seu negócio.
Mantenha-se atento ao marketing digital
Criar uma loja eletrónica eficiente e apelativa é a chave para o sucesso, mas não é a única. É fundamental que tenha um plano de marketing digital, que sustente esta nova plataforma de comércio e que o ajude a alcançar mais visitantes e, consecutivamente, mais clientes. É importante ficar familiarizado com as seguintes estratégias de marketing:
- Marketing de redes sociais;
- Blog corporativo;
- E-mail marketing;
- Tráfego pago;
- Marketing de influência.
No entanto, sugerimos que, em caso de não estar completamente à vontade com estas questões contrate os serviços de um profissional da área de marketing digital. Desta forma, terá a certeza que os objetivos traçados serão devidamente alcançados e a sua loja eletrónica será um sucesso!
Priorize o atendimento ao cliente
Por vezes há uma certa despreocupação com esta questão, quando se pensa na criação de uma loja eletrónica. No entanto, priorizar o atendimento ao cliente é fundamental para que não só este volte como recomende a sua loja aos demais. Tenha, portanto, em consideração questões como:
- Chat;
- Disponibilização de restantes contactos;
- Equipa disponível e atenciosa para prestar apoio;
- Informe claramente como se realizam os processos de troca e devolução de artigos;
- Seja rápido na entrega das encomendas;
Dica extra: Tenha cuidado com a apresentação das encomendas. Não há nada que os clientes gostem mais do que surpresas (como por exemplo: amostras de novos produtos; bilhetes escritos) e que uma embalagem com uma boa apresentação.
Se cumprir, no mínimo, as anteriores questões com certeza terá um feedback positivo por parte dos seus clientes e conseguirá, facilmente, fidelizá-los.
Conte com a ajuda da nossa equipa de especialistas para o ajudar no processo de criação de loja eletrónica.