Há muito que se fala dos benefícios que a IA (Inteligência Artificial) pode trazer a várias áreas, como por exemplo: saúde, educação e transportes. Por esse mesmo motivo, acreditamos ser oportuno falar especificamente do apoio que a Inteligência Artificial pode trazer às PME.
Vantagens do uso da IA nas PME
Para que possa entender um bocadinho melhor como as PME podem beneficiar do uso da IA, no seu dia a dia, decidimos apresentar-lhe alguns exemplos práticos:
Aumento da eficiência e produtividade
Muitas pessoas acabam por temer que a IA acabe por eliminar postos de trabalho, o que não lhes é comunicado ou explicado é que, em vez de retirar trabalho, a IA pode libertar os funcionários de tarefas mais rotineiras e de baixo valor acrescentado, podendo assim ter mais tempo para outro tipo de tarefas como, por exemplo: atendimento ao cliente mais personalizado; estudo e desenvolvimento de outras competências; reorganização de tarefas, entre outras.
Dinamizar os modelos de gestão
Utilizando tecnologias baseadas em IA, as empresas podem, mais rapidamente, identificar padrões de comportamentos dos seus clientes, e assim fornecer recomendações e/ou previsões, o que melhora a eficiência e produtividade no dia a dia e também na tomada de decisões. Mas como é que isto se processa? Resumidamente, a IA pode identificar novas oportunidades de negócio e as empresas acabam por desenvolver e criar produtos e serviços que estejam, cada vez mais, de acordo com as expectativas dos seus clientes.
Organização das cadeias de abastecimento
Através de sistemas logísticos alimentados por IA, como a gestão de inventário, por exemplo, permite uma redução do tempo entre o pedido e a entrega da encomenda e ainda com pouca intervenção humana, o que acaba por reduzir os custos.
Melhorias no serviço ao cliente
Os chatbots e outros assistentes virtuais podem, entre muitas outras funções, apoiar as PME no serviço ao cliente, como por exemplo: responde de forma rápida e eficaz a pedidos de informação; procede ao agendamento de reuniões; agiliza e personaliza os processos de compra, entre outras.
Aumenta a fidelização dos clientes
Até aqui falámos em melhorias no serviço ao cliente, criação de novos produtos e serviços mais adequados às expectativas dos clientes e agilização de processos internos, o que se traduz num aumento dos níveis de satisfação dos clientes e, por conseguinte, a sua fidelização.
Questões a ter em consideração ao apostar em IA
Como dissemos até então, inovar com o apoio da Inteligência Artificial, traz inúmeras vantagens e ajuda as PME a manterem-se competitivas num mercado que está constantemente em mudança. Mas para isso, é necessário que as empresas que decidam implementá-la tenham cautela ao fazê-lo. Com isto o que queremos dizer é que é importante que as PME apostem em ferramentas tecnológicas confiáveis, seguras e responsáveis para que possam ser implementadas de forma eficaz e para que haja, de facto, um desenvolvimento a nível económico.
Torne-se um especialista em matéria de Inteligência Artificial e leia também Inteligência Artificial e o papel da União Europeia.