Atualmente, são quase 23 mil as PME portuguesas de TICE (tecnologias de informação, comunicação e eletrónica) com um volume de vendas superior a 20,440 milhões de Euros e que dão emprego a mais de 148 mil pessoas.
A associação privada e sem fins lucrativos alemã Fraunhofer fez uma análise sobre o setor, que apresentou o seguinte resultado “Registando níveis de dinamismo elevado no emprego, inovação contínua e upgrades em soluções tecnológicas, as empresas nacionais do sector TICE têm vindo a ganhar papel de destaque no mercado internacional, fazendo mais inovação in-house do que a média Europeia” (…) “ têm sido realizadas várias ações que visam o envolvimento de representantes das PME´s a centros de investigação de referência a nível europeu, a associações empresariais representativas dos diferentes subsetores nos mercados alvo, importadores, investigadores, entre outros interessados. Uma das finalidades é consciencializar alguns mercados europeus para o grau de especialização tecnológica e produtiva do setor TICE em Portugal, que é equiparado com qualquer outro país a nível mundial. Desta forma, as PME´s terão mais oportunidades (inserção em cadeias de valor internacionais), logo, com impacto direto ao nível da criação de mais emprego e riqueza”.
Internacionalização, sim ou não?
Destas 23 mil PME portuguesas de TICE (tecnologias de informação, comunicação e eletrónica), mais de 5.600 exportam os seus produtos e serviços, o que se traduz em cerca de 6,600 milhões de Euros de vendas. E sabia, ainda, que 150 operadores de telecomunicações móveis em todo o mundo usarem soluções portuguesas? Posto isto, a internacionalização é estratégica e fundamental para as empresas deste setor.
Projeto Portuguese Hub ICT
O projeto Portuguese Hub ICT é uma iniciativa que tem como objetivo impulsionar o reconhecimento internacional e, consequentemente, aumentar o número de exportações dos produtos e serviços produzidos no setor das TICE, em Portugal, o que se traduz em:
- aumentar a visibilidade internacional às empresas portuguesas que integram o setor
- capacitar a inovação tecnológica;
- impulsionar a cooperação entre os diversos agentes envolvidos;
- dinamizar atividades de promoção nos mercados externos.
Tem especial enfoque nos mercados europeus:
- Alemanha
- Reino Unido
- Irlanda
- Países Baixos e Bélgica
- Espanha
- Suécia
- Dinamarca
- Noruega
- Finlândia
e ainda fora da europa:
- Marrocos e
- Estados Unidos da América.
A sua PME não pertence ao setor das TICE mas gostava de internacionalizá-la?
Recordamos então o nosso artigo “Apoio às PMEs para internacionalização via e-commerce“, aqui ficará a perceber o objetivo da medida, como funciona o financiamento e como pode proceder à candidatura.
Se a internacionalização é algo que tem vindo a adiar ou até nem sequer foi considerado, esperamos que este artigo tenha mudado a sua opinião. Saiba ainda como podemos ajudá-lo em www.auri.pt.