falhas de segurança
,

As 4 principais falhas de segurança das PMEs

Quando se fala em ataques cibernéticos, as PMEs (pequenas e médias empresas) são o tipo de empresas mais prejudicado dada a falta de medidas de prevenção. Atualmente, o ransomware é uma das maneiras mais agressivas de extorsão digital e, para se proteger, é importante conhecer as falhas de segurança mais comuns das PMEs e saber como evitá-las. Destacamos então as 4 principais falhas de segurança das PMEs:

1. Falta de conhecimento

A falta de conhecimento sobre segurança cibernética é uma das maiores vulnerabilidades das empresas, independentemente do seu tamanho. Infelizmente, nos ataques cibernéticos são utilizam métodos cada vez mais agressivos e a falha que mais destacamos é, de facto, a falta de conhecimento por parte dos funcionários.
Sabia que mais de 90% dos ataques cibernéticos bem-sucedidos envolvem um erro ou violação por meio de engenharia social (manipulação da vítima para executar alguma ação), como por exemplo ataques de phishing ou chamadas fraudulentas? E que estes podiam ser facilmente evitados caso os funcionários estivessem informadas e atualizadas.

2. Políticas de segurança cibernética fracas

Quando as empresas adotam políticas de segurança cibernética fracas, como por exemplo senhas de acesso fáceis de adivinhar, ficam suscetíveis a ataques cibernéticos. Isto acontece porque, atualmente, um computador já consegue adivinhar uma senha de oito caracteres (com letras maiúsculas, minúsculas e símbolos) em apenas uma hora e senhas curtas (ou apenas com números) são ainda menos seguras, sendo que é possível adivinhá-las instantaneamente.

3. Software desatualizado


As pequenas e médias empresas geralmente preocupam-se menos com a atualização de software, o que gera fendas na segurança e permite que invasores ataquem vulnerabilidades já conhecidas. É portanto, imprescindível que exista uma atualização regular, uma vez que um software desatualizado é suscetível a vulnerabilidades já conhecidas. Por isso, aconselhámos a que mantenha todos os sistemas com software conectados à internet para receber regularmente essas atualizações e manter a infraestrutura atualizada.

4. Falta de segurança física

Outra vulnerabilidade comum nas PMEs é a falta de políticas de segurança física. Falamos, por exemplo, das redes Wi-Fi, que são frequentemente acedidas por invasores devido a senhas fracas e fáceis de descobrir. O mesmo se aplica a computadores desbloqueados, já que qualquer pessoa pode entrar no escritório e aceder a informações valiosas e confidenciais.

Corrigir estas vulnerabilidades pode parecer uma dor de cabeça, mas a quantidade de dinheiro e tempo que estas alterações podem economizar vale qualquer contrariedade. Manter os seus funcionários atualizados sobre as políticas ativas de segurança cibernética e usar senhas de acesso mais fortes pode salvar a sua empresa de um ataque devastador. Saiba como podemos ajudar aqui.