O que é a Taxa de Conversão?
Também designada de CVR – Conversion Rate, a taxa de conversão é uma métrica de vendas e compara o número total de visitantes e as vendas de uma loja. É através desta taxa que consegue perceber se o dinheiro e tempo investido em marketing está a surtir o efeito desejado.
Porque razão deve acompanhá-la?
A taxa de conversão é um indicador que deve ter sempre em atenção de forma a gerar mais lucro e aumentar as vendas da sua loja eletrónica. Como referimos anteriormente, se acompanhar a taxa de conversão conseguirá entender se os esforços investidos nas ações de marketing estão a surtir o efeito esperado e se é ou não necessário existir uma reestruturação no plano de marketing. Abaixo indicaremos os principais motivos para a acompanhar:
- Acompanhamento do processo dos potenciais clientes;
- Perceção do ROI (retorno sobre o investimento) de cada ação de marketing;
- Identificação de possíveis falhas no plano de marketing;
- Alteração de estratégias, caso a taxa não esteja a ser a esperada.
Como calcular a taxa de conversão da sua loja eletrónica?
Calcular a taxa de conversão é algo bastante simples e tem como base o número total de visitas e de vendas, da sua loja eletrónica, num determinado período (semanal, mensal, trimestral, ou outros). Vamos a exemplos práticos?
- Durante uma semana , a sua loja recebeu 350 visitantes mas apenas efetuou 20 vendas. Para calcular a taxa de conversão deverá dividir o número total de vendas pelo número total de visitantes e multiplicar por 100, isto é 20/350×100 = 5,7%.
- Em 30 dias, a sua loja eletrónica recebeu 2000 visitas e realizou 50 vendas. Uma vez mais, deve dividir o número total de vendas pelo número total de visitantes e multiplicar por 100, ou seja 50/2000×100 = 2,5%.
Apesar do cálculo desta taxa ser bastante simples de se fazer, o Google Analytics – uma das ferramentas de análise de métricas mais importantes do mercado, já permite saber com precisão qual a taxa de conversão da sua loja eletrónica.
Como sabe se a sua taxa é boa ou má?
Considerar uma taxa de conversão boa ou má depende inteiramente da área de negócio em que a sua loja eletrónica está inserida. Isto é, para uma loja, que vende determinado produto, 1% de taxa de conversão pode ser ótimo mas para outra, que vende algo completamente diferente, 17% pode ser considerado péssimo.
Para perceber qual a taxa de conversão ideal para a sua loja eletrónica atingir é fundamental analisar as taxas de conversão da sua concorrência.
Acompanhe-a pelo Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para a sua loja eletrónica, uma vez que pode perceber quais são as páginas que os seus clientes mais visitam e em que página abandonam mais a loja eletrónica, por exemplo. Desta forma pode perceber que melhoria deverá fazer à sua loja eletrónica, para aumentar a sua taxa de conversão.
Como faz para aumentar a taxa de conversão?
Uma vez entendido o que é a taxa de conversão, como calculá-la e analisada a concorrência (para perceber qual a taxa de conversão a atingir), deverá aplicar algumas estratégias para que a sua taxa de conversão aumente e, consequentemente, as vendas também. Apresentamos então duas estratégias essenciais para a aumentar:
Otimização da taxa de conversão
Também designada de CRO ( Conversion Rate Optimization ), consiste num conjunto de técnicas a implementar de forma a melhorar a experiência do utilizador na loja eletrónica e, por conseguinte, aumentar os níveis de retenção dos clientes.
Mas, na prática, em que consistem estas técnicas? Apresentamos-lhe algumas:
- Tenha um layout clean, isto é com poucos detalhes e distrações. Destaque o que realmente importa (produtos);
- Dê destaque aos novos produtos e aos produtos mais vendidos;
- Apresente os aspetos diferenciadores (da concorrência) dos seus produtos/serviços;
- Tenha à disposição do cliente um chat para que possa falar com a equipa e tirar dúvidas;
- Apresente produtos complementares ao que o cliente está a ver ( cross-selling );
- Incentive os clientes a deixarem comentários e avaliações aos produtos;
- Indique adequadamente os valores, tamanhos e quantidades no carrinho de compras;
- Apresente um formulário de checkout simples, isto é, que solicita apenas as informações essenciais.
Testes A/B
Esta estratégia consiste em apresentar duas versões distintas de um e-mail, landing page ou outro, sendo que 50% dos clientes receberão a opção A e 50% receberão a opção B. Desta forma, poderá testar qual das opções chama mais à atenção e, por sua vez, incita mais à compra. Apresentamos-lhe, na prática, em que consiste esta técnica:
- Produtos com desconto versus produtos sem desconto, mas com portes grátis;
- Imagens dos produtos versus imagens de pessoas a utilizar os produtos;
- Produtos com descrições versus Produtos sem descrições mas mais destacados;
- Versão A com cores diferentes da versão B;
- Botões distintos (com cores ou textos diferentes, exemplo: “Saber mais” versus “Ver ofertas”).
Agora que já está mais informado quanto à importância do acompanhamento da taxa de conversão do seu negócio, tenha consigo um aliado à faturação do seu negócio, que consiga acompanhar o aumento de vendas.
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