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Sabe o que os consumidores valorizam ao comprar online?

É preciso saber o que os consumidores valorizam na hora de comprar online para que o seu negócio eletrónico cresça. Por isso apresentamos os resultados do Barómetro CTT 2023. É através deste inquérito que conseguimos acompanhar as tendências e a evolução do comércio eletrónico. E, como este é um tema que sabemos que vos interessa particularmente, não podíamos deixar de partilhar as principais conclusões.

Fatores decisivos para os consumidores

A vantagem de estar atento a este barómetro é entender o que os consumidores valorizam e, assim, melhorar o serviço prestado no processo de vender online. Se quer aumentar as vendas da sua loja eletrónica continue a ler.

Apresentação de alternativas de entregas para além do domicílio

Mesmo que a entrega ao domicílio continue a ser a preferida e mais utilizada pelos consumidores, cada vez mais, os consumidores valorizam a possibilidade de terem diferentes opções de escolha no que toca aos locais de recolha das suas encomendas.
Quando falámos em “diferentes opções de escolha” referimo-nos a: cacifos, pontos de conveniência, o Click&Collect e ainda o local de trabalho. Estas opções trazem mais liberdade aos consumidores que têm trabalhos híbridos ou presenciais, por exemplo, e não estão sempre em casa para receber as suas encomendas.
É importante, ainda, referir que as opções de levantamento de encomendas alternativas têm já valores de adesão semelhantes às entregas no domicílio. Posto isto, acreditamos ser importante estar atento e começar a pensar nesta questão.

Redução do tempo e dos custos das entregas

Claro que é bom estar atento a questões como o ponto anterior, onde referimos a disponibilização de várias opções de recolha/levantamento das encomendas mas, é inegável que a rapidez é um fator altamente decisivo (desde sempre) no processo de compra e, acima de tudo, de fidelização dos clientes.
Apesar dos números parecerem errados, este inquérito auferiu que 27,3% dos inquiridos do Barómetro CTT 2023 afirmam que oferecem soluções de entrega no próprio dia, o que é um ótimo indicador, principalmente para os seus clientes. E, outros (exatamente) 27,3% pretendem implementar este período de tempo no prazo de 12 meses.

Preocupação com a sustentabilidade

Há muito que se fala em sustentabilidade, da sua importância e impacto na decisão de compra dos consumidores, e a prova está refletida neste inquérito, onde se apurou que “as iniciativas com maior adesão foram a comercialização de produtos sustentáveis e a utilização de embalagens recicláveis”. Não podíamos deixar de destacar ainda que apenas 4,8% dos peritos em comércio eletrónico inquiridos afirmaram “não ter o tema da sustentabilidade na agenda para o próximo ano”.

Preço e processo de devolução

Um dos fatores decisivos para o sucesso da sua loja eletrónica, é a escolha de parceiros de logística que possam ajudar o seu negócio no processo de devolução. E, por vezes, no momento de decisão esquecemo-nos que não se trata apenas de escolher um parceiro com bons preços para recolher e entregar encomendas mas também fazer todo o processo de devolução de maneira acessível e rápida.
E porque dizemos isto? Porque o preço associado às devoluções e a pouca disponibilização de pontos de devolução continuam a ser dois fatores reconhecidos como obstáculos ao sucesso e excelência quer por parte dos comerciantes quer por parte dos consumidores.

Constante crescimento do comércio eletrónico em Portugal

Apesar da incerteza económica, o comércio eletrónico terá a tendência para crescer em Portugal, e o Barómetro CTT 2023 suporta este afirmação ao apresentar que 82,2% dos inquiridos afirmam que as vendas online ou estabilizaram ou aumentaram no 1º semestre deste ano (comparativamente ao período homólogo do ano passado).

Os dados anteriormente apresentados só vieram reforçar o que já sabíamos, não há razões suficientemente válidas para não ter o seu negócio online. Saiba como podemos ajudá-lo a entrar no comércio online aqui.