Depois de criar uma loja eletrónica, é importante implementar estratégias para atrair potenciais clientes e transformá-los em clientes. Para tal, apresentamos-lhe algumas dicas para que a sua loja eletrónica seja um sucesso de vendas:
Desperte o desejo de compra através de técnicas de venda
Scarcity
também designada como técnica de venda de escassez; Para utilizar esta técnica de venda basta carregar um produto na sua página com a indicação de stock limitado e/ou promoções com curtos prazos. Esta técnica desperta no cérebro do potencial cliente a questão da urgência, isto porque, se este não comprar o produto rapidamente ele acabará por esgotar.
Cross-selling
esta técnica é também chamada de venda cruzada e está relacionada com a apresentação de produtos relacionados com os que o potencial cliente está a ver na loja eletrónica. Por exemplo: se o cliente estiver a ver uns chinelos de praia, apresente-lhe artigos relacionados, como toalha de praia, chapéu, entre outros.
Upselling
esta técnica de venda é muito parecida à anterior. No entanto, em vez de apresentar produtos relacionados irá apresentar produtos de gama superior. Por exemplo: se o potencial cliente estiver a ver uma camisa de uma gama mais baixa (e consequentemente mais barata) pode apresentar-lhe outras opções de camisas mas com um material superior e, por sua vez, com um valor mais alto. O cliente poderá acabar por optar por esta segunda opção, ao avaliar a relação qualidade-preço.
Transmita segurança
Para que uma venda se concretize é fundamental que o cliente sinta que a sua loja é de confiança. Destacamos cinco dicas para que os seus potenciais clientes confiem na sua loja eletrónica:
1. Dê-se a conhecer através da página “Sobre Nós”
é importante que os clientes conheçam a história da marca (como surgiu, marcos e datas importantes, ou até curiosidades), isto porque é importante que o potencial cliente crie uma ligação emocional com a marca;
2. Apresente as redes sociais da marca
Para muitos consumidores é muito comum, antes de efetuarem uma primeira compra, analisarem as redes sociais das marcas que não conhecem. Desta forma, irão ver se tem uma presença assídua nestes meios de comunicação, se responde aos clientes, se tem comentários de clientes satisfeitos e até publicações destes a utilizar os seus produtos.
3. Ofereça diferentes canais de comunicação
É importante ter um chat de atendimento na sua loja eletrónica, mas mais do que isso, transmite muita segurança se oferecer outros canais de comunicação, como por exemplo: Redes sociais (como referimos anteriormente), WhatsApp, e-mail, contacto telefónico, entre outros. Desta forma, os clientes saberão que podem sempre falar com alguém para retirar alguma dúvida sobre um produto ou até mesmo reportar algum problema com uma possível encomenda que façam.
4.Tenha uma página de FAQ (página de perguntas frequentes)
Para facilitar a criação desta página pode sempre analisar o que a sua concorrência coloca nas suas páginas de FAQ. No entanto, o que recomendamos que coloque são questões práticas, como por exemplo: métodos de pagamento, meios de envio e ainda as suas políticas de trocas e devoluções. O ideal é que esta página seja simples e em formato de perguntas e respostas direta.
5. Dê destaque aos consumidores satisfeitos
A melhor maneira de transmitir segurança, no momento pré-venda é a de apresentar comentários e depoimentos dos seus clientes, relativamente à experiência de compra e até a recomendar a utilização dos produtos que comercializa, bem como fotografias destes a utilizarem os produtos.
Esperamos que estas dicas sejam benéficas para o seu negócio e o possam ajudar a potenciá-lo. Se, mesmo assim, sente que precisa de ajuda, fale connosco!