Se procura aumentar as vendas do seu negócio então aconselhamos a que entre no mercado online. Um pouco por todo o mundo, e muito devido à pandemia, esta “nova” maneira de vender ganhou novas dimensões.
Há diversas vantagens em vender online, que vão muito para além do aumento do reconhecimento da sua marca, destacamos algumas:
- O seu negócio fica aberto 24h por dia , sem fins de semana ou feriados, o que se traduz num consequente aumento nas vendas;
- Não tem limites geográficos, isto é consegue chegar a mais pessoas, vendendo para qualquer parte do mundo;
- Não tem gastos com renda, água, luz, funcionários e todos os custos que um espaço público requer.
Mas, afinal, o que são vendas online?
Vendas online são todas as transações comerciais (de produtos ou serviços) realizadas pela internet, sem que haja qualquer contacto físico entre o vendedor e o cliente. Neste tipo de vendas o cliente acede à loja eletrónica, seleciona o(s) produto(s) que deseja comprar, faz a encomenda e respetivo pagamento online e de seguida recebe-a em casa.
Sabe quais são as vantagens de vender online?
À parte do desafio que é vender online, investir no mercado online trará, certamente, mais vantagens do que desvantagens para a sua marca. Apresentamos algumas:
- Possibilidade de vender 24/7
Esta é das principais vantagens de vender online. O facto de não estar restrito ao “horário comercial” faz com que possa vender mais. Através desta modalidade de venda os seus clientes podem comprar os seus produtos onde e quando quiserem, tudo através de um clique. - Alcançar mais clientes
Com uma loja eletrónica pode alcançar clientes do outro lado do mundo, através de um clique, daí ser tão importante apostar em publicidade online. Com um espaço físico fica, claramente, mais limitado a compradores que vivam nas redondezas ou que estejam de passagem. - Mais vendas
Mas, para que tal aconteça, é importante fazer campanhas que cativem os clientes. Se, por exemplo, oferecer portes grátis em compras superiores a determinado valor, certamente que os clientes acabarão por levar mais um ou dois produtos, que não levariam se fossem à sua loja física e não tivessem acesso a esta oferta. Mas, se por outro lado, optar por não oferecer os portes, o mesmo acontecerá. Isto é, os consumidores acabarão por comprar mais produtos para “compensar” o valor que gastaram em portes. - Menores custos
Enquanto que um espaço físico engloba custos como renda, salários dos funcionários, entre outros, uma loja eletrónica, mediante o fluxo de vendas, não requer mais do que uma ou duas pessoas, sendo que uma gere as vendas e outra separa e envia os pedidos. Numa fase inicial, pode estar mesmo só uma pessoa por detrás da gestão da loja eletrónica. - Pode e deve ser mais arrojado
O facto de poder alcançar um público mais vasto faz com que possa vender produtos diferentes e apostar em mercados alternativos. Para além de poder comercializar produtos diferentes tem também a possibilidade de não cumprir as tradicionais regras que um espaço físico impõe, como: horários fixos, dress code, entre outros. - Mais flexibilidade horária
Como mencionámos no ponto anterior, vender online permite-lhe não cumprir um horário fixo. Isto não significa que trabalhará menos, apenas que pode gerir o trabalho de uma forma mais flexível. - Ter mais tempo para as questões pessoais
Se tem vontade de passar mais tempo com a sua família, menos tempo no trânsito, ter férias prolongadas, desfrutar dos fins de semana, ao ter uma loja eletrónica poderá fazê-lo. Isto porque, todos sabemos que ter um estabelecimento aberto ao público rouba bastante tempo de lazer. Com uma loja eletrónica pode gerir as encomendas e respetivas entregas quando for mais conveniente, não fazendo os clientes aguardar muito, obviamente.
Conheça as fases de uma venda online
- Atrair os visitantes à loja eletrónica
- Converter os visitantes em vendas
- Fidelizar os clientes
Para que possa aumentar a faturação do seu negócio, ao vender online, é importante implementar o funil de vendas.
Mas em que consiste o funil de vendas?
O funil de vendas é um conceito de comércio eletrónico que indica as etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contacto com a marca (ou seja, desde o desejo de comprar um produto) até à venda e posterior fidelização do cliente.
Este processo requer muita atenção da sua parte, visto que é aqui que consegue detetar erros ou alterações a fazer à sua loja eletrónica, como por exemplo: descrições e imagens dos produtos, processos de compra da loja, entre outros.
Assim sendo, é importante planear cuidadosamente todas as etapas do processo de compra e venda.
O primeiro passo então é atrair visitantes à loja eletrónica
Como acontece num espaço físico, os potenciais clientes têm que entrar na sua loja, conhecer os produtos que tem para oferecer e só depois é que podem ou não comprar. O mesmo acontece numa loja eletrónica – tem que ter visitantes. No entanto, é importante atrair “tráfego qualificado”, ou seja, pessoas que estão mesmo interessadas no que tem para vender, para que depois se tornem clientes fidelizados. Para que possa criar uma boa estratégia de atração de visitantes é essencial conhecê-los e perceber exatamente o que eles procuram.
Precisa de ajuda para criar a sua loja eletrónica? Fale connosco.