No passado dia 27 de junho, celebrou-se o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) e a Confederação Portuguesa das micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) aproveitou a ocasião para destacar que estas organizações representam 99,9% do tecido empresarial em Portugal.
Mas antes de prosseguirmos, sabe o que é a CPPME?
A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) é uma associação sem fins lucrativos, não tendo filiação partidária nem religiosa, e foi criada com o objetivo de promover e desenvolver as atividades das empresas de menor dimensão no país. Na prática, a CPPME:
- atua como uma voz coletiva das PME;
- procura influenciar as políticas governamentais a promover medidas que beneficiem este setor empresarial;
- defende a importância das micro, pequenas e médias empresas para a economia portuguesa, destacando o seu papel na geração de empregos;
Quais são os principais objetivos da CPPME?
Pelo descrito anteriormente já se percebeu o seu fundamental papel no dia a dia das PME portuguesas, mas destacamos os seus principais objetivos e áreas de atuação:
- defesa dos interesses e direitos das entidades associadas;
- promoção do empreendedorismo e do espírito empresarial;
- apoio à internacionalização das empresas;
- participação em negociações coletivas e diálogo social;
- fornecimento de serviços de apoio às empresas associadas, como por exemplo: consultoria jurídica, informação sobre legislação laboral e fiscal, formação profissional e orientação empresarial.
Conheça os números que fazem a diferença
Já indicámos que 99,9% do tecido empresarial em Portugal é representado por Micro, Pequenas e Médias Empresas mas sabia que, entre as 1,2 milhões empresas registadas neste setor, as Microempresas (empresas com menos de dez colaboradores ativos) representam mais de 40% do emprego gerado, o que se traduz em 1,8 milhões de pessoas? E que este número representa cerca de 20% do PIB*?
*PIB (Produto Interno Bruto) = representa a soma (em valores monetários) de todos os serviços e bens e serviços produzidos no país, durante um determinado período determinado (geralmente anual).
Maiores desafios das PME Portuguesas
Jorge Pisco, o presidente da CPPME referiu, num comunicado enviado aos meios de comunicação social, que os maiores desafios são “a digitalização e a necessidade de absorver os milhões de trabalhos que vão ser extintos pela automatização e inteligência artificial, o que faz das pequenas empresas, o último reduto da proteção das economias locais e da sociedade” e que “os obstáculos colocados a estas empresas, muitas vezes desprezadas pela ausência de políticas públicas de investimento, são muitos”. Acrescenta ainda que “após uma pandemia onde as promessas de apoio foram tantas, na maior parte dos casos, verificaram-se nulas a uma inflação crescente, que subiu os custos de contexto a níveis tão elevados que levou ao fecho de milhares de empresas” mas mantém a luta pelos direitos dos milhares de empresários que alimentam a economia local.
Como superar estes desafios?
Segundo o presidente da Confederação Portuguesa das micro, Pequenas e Médias Empresas os maiores desafios são a digitalização e os escassos apoios económicos que façam face à atual conjuntura económica. No entanto, na Auri, acreditamos que podemos ajudar as PME portuguesas:
Através da implementação de um ERP, que poderá ajudar em questões como:
- gestão centralizada das operações e dos dados da empresa;
- acesso a vários tipos de relatórios permite uma gestão estratégica da empresa com base em dados reais e relevantes;
- elimina a burocracia e melhora a pontualidade dos procedimentos;
- reduz os custos e melhora da análise do ROI (return on investment) de uma grande variedade de operações
Com a criação de um website ou loja eletrónica que permitirá:
- ter um domínio próprio e consolidar a sua marca no mercado eletrónico;
- demonstrar mais profissionalismo a potenciais clientes;
- apresentar diferentes alternativas de pagamento e de envio;
- fazer todo o processo de seleção e compra no mesmo sítio.
E ainda, através da nossa área de notícias onde certamente encontrará respostas para muitas das suas questões, mantendo-se sempre a par de todas as novidades do mundo corporativo português e europeu.