Cada vez mais, os consumidores apostam no mercado online (e-commerce) para realizarem as suas compras e, consequentemente, isto aumenta também a adoção de pagamentos em formato digital. Assim sendo, e para que possa acompanhar de perto esta evolução, apresentamos as 5 tendências para pagamentos em 2023:
1. Soluções de pagamento unificadas
A primeira tendência para pagamentos em 2023 será então uma aposta, cada vez maior, em soluções de pagamento unificadas, o que permite:
- centralizar a gestão das vendas;
- corresponder às preferência de pagamento dos consumidores;
- aceder em tempo real a toda a todas as operações.
Estamos, portanto, a falar de uma solução que tornará as compras cada vez mais fáceis, simples e rápidas para os consumidores.
2. Métodos de pagamento alternativos
Também designados de APM, os Métodos de Pagamento Alternativos têm sido cada vez mais utilizados, isto porque os consumidores procuram formas de pagamento mais rápidas, práticas e seguras. Como resultado, as empresas e comerciantes têm oferecido uma variedade cada vez mais vasta de APMs e LPMs (métodos de pagamento locais), como por exemplo:
- e-wallets (ou em português carteiras digitais);
- transferências bancárias;
- pagamentos mobile.
Esta é a segunda das 5 tendências para pagamentos que apresentamos e que, garantidamente se vai manter.
3. Pagamentos simplificados nos transportes
Atualmente, ainda são utilizados pagamentos com base em bilhetes e cartões recarregáveis, no entanto, estas opções tornam-se já obsoletas, uma vez que causam filas e, muitas vezes, não são processos simples. Sendo que o objetivo é criar sistemas cada vez mais simples, rápidos e seguros, a terceira tendência que apresentamos é a simplificação de pagamentos nos transportes públicos.
Para tal, é preciso unir todos os processos numa solução open-loop (circuito aberto em português), que permita: verificar o pagamento classificar as viagens e consequentemente diminuir o descontentamento dos clientes/passageiros.
Desta forma, os operadores poderão ter uma visão total de todos os processos, mas isto acontecerá através de de dados tokenizados (processo de substituição de dados reais por outros equivalentes, com o mesmo formato e protegidos por uma chave criptografada) que garantem a privacidade dos clientes e a sua segurança.
4. Crescente número de fraudes e violações de dados
Infelizmente, tem existido um crescente número fraudes e violações de dados, o que é uma enorme ameaça para as empresas e os respetivos consumidores. E isto acontece porque da mesma forma que as transações digitais aumentam, as oportunidades de phishing, skimming de cartões, risco de fraude nas gateways de pagamento, entre outras, também aumentam. É, portanto, fundamental que todos se mantenham o maios informados e proativos possível quanto à proteção e segurança das informações financeiras.
5. Procurar soluções sustentáveis
Por último, mas não menos importante, apresentamos a quinta tendência para o ano de 2023, relativa à procura de soluções sustentáveis. Este ano, espera-se um aumento dos benefícios e recompensas para os consumidores que façam pagamentos na esfera sustentável, assim como das ferramentas que os ajudam a visualizar o impacto ambiental do seu consumo.
Estas 5 tendências para pagamentos em 2023, demonstram que este ano ficará marcado pelas alterações que as empresas farão, falando em termos de pagamentos, para que se aproximem das gerações mais jovens. Mais consumidores vão abraçar as carteiras digitais e estarão mais recetivos a métodos de pagamento rápidos, simples e seguros. Assim, as empresas deverão começar a ver os pagamentos como uma oportunidade para fidelizar o cliente, ao criarem experiências de utilização mais agradáveis.
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