entrega de encomendas

Tudo sobre entrega de encomendas no comércio eletrónico

Uma vez que, para a experiência do cliente, a entrega de encomendas é fundamental, criámos este artigo para que perceba, passo a passo, como este processo se deve realizar e para que a sua loja eletrónica seja um verdadeiro sucesso!

Sabe como funciona uma loja eletrónica, em termos logísticos?

Vamos começar pelo “básico”, é essencial que não existam atrasos, a encomenda chegue ao local solicitado e em bom estado. Para que tal aconteça é fundamental estar atento às seguintes questões:

  • Ter um espaço para armazenar adequadamente os produtos;
  • Ter os recursos necessários para realizar a separação da mercadoria, aquando a receção de encomendas;
  • Ter a disponibilidade para realizar o envio das encomendas aos clientes, o mais rápido possível;
  • Estar atento e disponível para apoiar os clientes em caso de possíveis problemas;
  • Contactar as diferentes empresas de logística (correios e transportadoras) e ver qual a opção que melhor se adequa ao seu negócio;
  • Calcular todos os custos associados ao valor dos portes de envio;
  • Caso faça as entregas por conta própria é necessário gerir questões como manutenção, custos associados a recursos humanos, combustível, portagens, entre outros.

Para que o processo de entrega de encomendas seja executado na perfeição, é necessário ter em atenção cada um dos anteriores passos.

As principais formas de envio de encomendas

Correios

Através desta forma de envio, tem que dirigir-se até um posto de correios e despachar a encomenda, isso ou fazer um contrato com os correios para que possa usufruir do benefício de irem buscar as encomendas ao seu espaço físico. Pode fazer o envio de encomendas a nível nacional e internacional e até utilizar o serviço de envios online (que permite que faça a simulação de preço, selecione o destino e pode ainda optar se irá deslocar-se até a um posto de correios ou se prefere que façam o seu levantamento.
Para saber mais consulte o site dos CCT aqui.

Transportadoras

Caso o volume de vendas justifique esta opção, pode sempre analisar as várias transportadoras do mercado e perceber qual se adequa às suas necessidades. Recomendamos que, ao fazer esta análise de mercado tenha em atenção as seguintes questões:

  1. Oferece transporte para o peso, dimensão, tipo de embalagem e produto (frágil, nocivo ou normal) dos produtos que comercializa?
  2. A transportadora em questão oferece transporte para os destinos que pretende?
  3. Quais são os prazos de entrega que apresenta?
  4. Tem várias opções de entrega (Standard, Expresso…)?
  5. Possui seguro, de forma a garantir que os produtos chegam ao cliente em bom estado?

Conta-própria

Existe ainda a opção de ser o próprio a realizar os envios das encomendas, mas atenção que isso exige uma maior disponibilidade de tempo e também de meios de transporte e pessoas para o fazer. Apesar de ter, como principal vantagem, uma maior proximidade com os seus clientes, esta possibilidade traz consigo mais custos e uma menor disponibilidade em termos de distância das entregas. Esta seria uma opção viável em caso de venda de produtos alimentares com prazos de durabilidade curtos, como por exemplo: legumes, fruta, bolos, entre outros.

Passo a passo para tornar as suas entregas eficientes e de qualidade

1. Preocupe-se com o processo de logística como um todo

O processo de entrega de encomendas não envolve apenas o envio do(s) produto(s) que o cliente comprou mas também todos os passos que antecedem este momento, como:

  • Controlar o stock: Ter o stock bem organizado torna todo o processo de envio de encomendas mais rápido e organizado;
  • Separar os pedidos: Assim que recebe uma encomenda na sua loja eletrónica é importante recolher o(s) artigo(s) do seu stock e confirmar se este(s) se encontra(m) nas melhores condições, para que não hajam possíveis reclamações e possa oferecer a melhor experiência de compra.
  • Embalar as encomendas: Mais do que se preocupar com o aspeto visual da embalagem, é de extrema importância que a embalagem transporte a encomenda de uma forma segura e cuidada.

2. Ofereça portes grátis

Caso não lhe traga prejuízos, pode sempre optar por oferecer os portes de envio, caso o cliente faça uma compra acima de um determinado valor ou então na sua primeira compra, por exemplo.

Pode também optar por oferecer sempre os portes de envio, ou então durante um determinado período de tempo para atrair mais vendas. Os custos serão mais altos para si, numa primeira fase, mas certamente que terá um retorno no futuro, podendo fidelizar mais clientes.

3. Ofereça a opção de levantamento em loja

Caso possua um espaço físico aberto ao público pode sempre optar pela estratégia do cliente poder levantar a sua encomenda na loja física. Isto fará com que o cliente não só não pague portes, o que pode levar a que compre mais artigos, mas também ficar a conhecer o seu espaço e até levar outro tipo de produtos (que não tenha à venda na sua loja eletrónica).

4. Possibilite a opção de acompanhamento do estado da encomenda

Ao possibilitar esta opção ao cliente não só evitará e-mails, chamadas a solicitar informações, como também transmitirá mais confiança e segurança relativamente à sua loja eletrónica.

5. Ofereça várias opções de envio

Caso seja possível, ofereça a possibilidade do cliente escolher um dos vários tipos de envio que possa ter. Assim, o cliente escolherá uma solução mais económica, rápida ou até segura. Dar a possibilidade de escolha ao cliente fará com que a experiência de compra seja, claramente, melhorada.

Preparado para começar a fazer a entrega de encomendas?

A maneira como gere a entrega de encomendas é fundamental para que a sua loja eletrónica tenha sucesso! Se ainda não criou a sua loja eletrónica, fale connosco.